Publicidade
Cotidiano
Notícias

Apple está aprendendo a construir carro de condução autônoma

A gigante do setor de tecnologia contratou especialistas automotivos para um projeto secreto, mas a empresa aparentemente não está interessada na tecnologia de motores de combustão ou métodos convencionais.  Um porta-voz da Apple se negou a comentar "rumores" 16/02/2015 às 17:23
Show 1
Segundo fontes, Tim Cook, CEO da empresa, pode estar tentando construir um carro elétrico
Reuters Brasil ---

A Apple está contratando especialistas em tecnologia e design de automóveis para trabalhar em um laboratório de pesquisa ultra-secreto, com a possível intenção de construir um carro, informou o Financial Times no último fim de semana, citando diversas pessoas familiarizadas com a fabricante do iPhone.

Não está claro se fabricante de smartphones está simplesmente à procura de talentos para escorar o CarPlay, o serviço de entretenimento e software para carros divulgado no ano passado, o qual o presidente-executivo Tim Cook identificou como crucial para o futuro de longo prazo da empresa.

Mas o histórico e experiência dos executivos está levantando sugestões de que a Apple pode estar tentando construir um carro, disse o jornal, citando fontes. A Apple contratou recentemente o chefe de pesquisa e desenvolvimento da unidade do Vale do Silício da Mercedes-Benz, Johann Jungwirth, de acordo com um perfil no LinkedIn.

Enquanto o seu cargo no site é chefe de Engenharia de Sistemas Mac, o Financial Times informou que ele se juntou à nova equipa de pesquisa.

A Apple, que como o Google está tentando incorporar seu software em carros, recentemente tentou recrutar executivos da indústria automotiva, disseram duas fontes com conhecimento do assunto à Reuters. A empresa vem tentando contratar especialistas em áreas como robótica, de acordo com as fontes, que falaram sob condição de anonimato porque não estavam autorizados a falar com a imprensa.

"Três meses atrás, eu teria dito que era o CarPlay", disse o jornal, citando uma pessoa que trabalhou em estreita colaboração com a Apple por muitos anos. "Hoje eu acho que é um carro", disse. O laboratório de pesquisa foi criado no ano passado, logo depois de a Apple ter revelado seu relógio inteligente e iPhones mais recentes, disse o jornal.

Especulações

A gigante da tecnologia está aprendendo como fabricar um carro elétrico que dirige sozinho, e está conversando com especialistas das montadoras e fornecedores, disse uma fonte próxima das negociações. A fabricante californiana de telefones, computadores e relógios está pesquisando como fazer um veículo, não apenas desenhando softwares automotivos, como também componentes individuais, disse a fonte.

"Eles aparentemente não querem muita ajuda das montadoras", afirmou a fonte, que pediu para não ser identificada.  A Apple está reunindo consultorias sobre peças e métodos de produção, afirmou a fonte. Ela disse também que a empresa aparentemente não está interessada na tecnologia de motores de combustão ou métodos convencionais.   

Um porta-voz da Apple em Londres se negou a comentar "rumores e especulação".  A rival Google desenvolveu um protótipo de veículo de condução autônoma, enquanto a startup Tesla Motors produziu com sucesso um carro esportivo elétrico.    

Além de construir o carro, pode-se gerar receita com a criação de um software para condução automática dos carros, além de serviços associados, como mapas de alta definição, disse a fonte. "É um jogo. É tudo sobre direção autônoma", disse a fonte.





Publicidade
Publicidade