Publicidade
Cotidiano
VISITA TÉCNICA

Arsam e Cigás realizam inspeção conjunta em parques termelétricos do interior

As visitas reguladoras aconteceram no início desta semana aos municípios de Caapiranga e Anamã 26/04/2018 às 17:01
Show assad
acritica.com Manaus (AM)

A Agência reguladora dos Serviços Públicos Concedidos do Amazonas  (Arsam) e a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás), realizaram inspeções conjuntas nos parques termelétricos dos municípios de Caapiranga segunda-feira (23) e de Anamã na terça-feira (24).

Durante as inspeções realizadas por técnicos da Cigás nas Estações Abaixadoras de Regulagem e Pressão foram realizados os levantamentos de instrumentação de campo para verificar o perfeito funcionamento dos equipamentos que fazem as leituras de pressão e temperatura de entrada e saída, pressão diferencial do filtro e status da válvula de bloqueio do gás natural, totalizando oito (08) instrumentos/sensores.

Também foi realizado o levantamento da infraestrutura de instrumentação (eletrodutos, encaminhamento de cabos e caixas de junção eletrônica), a fim de avaliar e providenciar o material e equipamento necessário para monitoramento remoto da usina via Centro de Controle Operacional (CCO), localizado na sede da Cigás, em Manaus, por meio da rede de dados da operadora de telefonia, pela inexistência de rede de fibra ótica no interior.

Os municípios de Caapiranga e Anamã utilizam o Gás Natural como combustível, em substituição ao óleo diesel, para alimentar suas usinas termelétricas. O Gás é proveniente da reserva de Urucu, no município de Coari e é transportado até Manaus por meio de dutos de 20” (vinte polegadas) que têm 661 quilômetros de extensão. As derivações de 3” (três polegadas), conectadas às Estações Abaixadora e Reguladora de Pressão interligam os municípios inspecionados por meio de ponto de entrega e mudança de custódia do hidrocarboneto   (equipamento sob a responsabilidade de operação e manutenção da Cigás) instaladas nas dependências dos parques que alimentam, de maneira contínua, os grupos geradores de energia.

De acordo com o chefe do Departamento de Recursos Energéticos José Sélvio Picanço, é importante acompanhar o andamento da prestação dos serviços de gás canalizado e também estar presente durante as manutenções preventivas dos equipamentos, em conjunto com a Cigás.

“Daremos continuidade as inspeções conjuntas nos municípios de Codajás e Anori que detém parque termelétricos e utilizam gás natural com combustível, para cumprir o plano de manutenção preventiva nas Estações Abaixadora e Reguladora de Pressão (EARPs) conforme a Carta DIRPR 030/2018 – CIGÁS, onde consta a programação de viagens nos meses abril, maio e junho de 2018”, diz Picanço.

Publicidade
Publicidade