Segunda-feira, 24 de Fevereiro de 2020
filme repetido

As histórias dos que, por poucos minutos, deixaram de fazer a prova da UEA

Provas do Sistema de Ingresso Seriado aconteceram neste sábado e, como sempre, houve aqueles que perderam a chance de disputar uma das vagas



22/10/2016 às 15:50

Para garantir que estavam no local certo de avaliação, muitos candidatos que realizariam a prova do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) para concorrer a uma vaga na Universidade Estadual do Amazonas (UEA), foram nas primeiras horas deste sábado (22) conferir o local de prova e aproveitaram para aguardar a abertura dos portões das unidades onde o certame iria ser realizado.  Mas, como em todo certame, sempre há os retardatários.

Na unidade Superior de Ciências da Saúde (ESA), localizada na avenida Carvalho Leal, Cachoeirinha, Zona Sul, onde foi realizada a abertura oficial dos portões, a estudante Gabriele Almeida 16 anos, chegou 3 minutos após os portões terem fechado. A estudante contou que como mora na Cidade Nova, Zona Norte, saiu antes das 11h de casa, mas o ônibus ficou no prego e precisou pegar um mototáxi no meio do caminho.



“Mostrei o cartão de confirmação para o mototaxista e ele me levou para unidade errada. Deixou-me na UEA da Leonardo Malcher e quando fui procurar a sala, soube que não era naquela unidade, precisei sair e pegar outro mototáxi e quando cheguei ao endereço certo, o portão estava fechado”, contou a estudante.

Gabriele disse que esta seria uma das grandes oportunidades que ela teria para tentar uma vaga para o curso de medicina. “Passei o ano estudando para esta prova e agora perdi a oportunidade do SIS, é revoltante”, disse.  Assim como Gabriele, o estudante Gustavo Moreira, 15, também iria tentar uma vaga ao SIS para medicina, mas por causa da ansiedade da prova, o estudante acabou esquecendo em casa o documento original com foto.

Gustavo chegou à unidade da Carvalho Leal, 30 minutos antes ficou dentro do local do certame, mas foi colocado pra fora na hora em que os portões estavam se fechando. Um minuto depois, a mãe de Gustavo chegou de mototáxi portando o documento, mas como a coordenação havia colocado o candidato para fora ele não pôde realizar a prova.

“É revoltante, o importante era que ele já estava dentro do local onde iria fazer a prova, só iria repassar a documentação dele e tudo seria resolvido, agora ele estava com a certidão de nascimento em mãos, acho que foi um erro colocarem ele para fora da unidade. Vou registrar o caso da delegacia e entrar com processo”, disse a mãe do estudante, Luana Moreira Brasil.

Assim como Gustavo, a estudante Dáfini de Aquino, 15, também foi colocada pra fora da unidade antes de os portões serem fechados. O motivo foi que a estudante também estava sem o documento com foto - ela portava apenas a certidão de nascimento e uma carteira da igreja.

Dáfini contou que na noite de sexta-feira, sofreu um assalto quando retornava do cursinho para casa e o assaltante acabou levando a identidade. Os pais da estudante a deixaram na unidade para realização do certame na companhia da irmã gêmea Débora de Aquino e seguiram para registrar  a ocorrência do roubo, mas como até o fechamento do portão os pais não haviam retornado, a estudante precisou sair do local e perdeu a prova.

Apertou, mas deu certo

A poucas horas antes de começar a aplicação das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), uma das candidatas às 1.322 vagas ofertadas,  teve que "correr contra o tempo" para chegar no local da prova, no Centro de Manaus, e por pouco não ficou do lado de fora.
De acordo com Maria Fé, mãe da vestibulanda do 3º ano do Ensino Médio Maria Luiza, que tenta vaga para Medicina, o motivo foi um erro no cartão de confirmação. "No cartão dizia que a prova seria na Unidade 12 da Uninorte, com número 1.146, mas na verdade a prova seria aplicada na unidade de número 1.141. Não tinha um funcionário da Uninorte e nem da UEA orientando essa mudança", disse ela, indignada. 

"Fiquei arrasada... a minha filha conseguiu chegar a tempo, pois por precaução saímos mais cedo de casa, apesar de morar perto do Centro, para evitar esse tipo de constrangimento. Mas teve gente que não conseguiu. Os alunos estudam o ano todo pra esse vestibular. É um evento muito importante pra eles. Ver a tristeza de quem ficou do lado de fora me emocionou muito". 

Segundo ela, os pais dos estudantes é quem estavam avisando uns aos outros. "Nós gritávamos no meio da rua. A gente perguntava: 'A tua prova é na unidade 12?' e os alunos diziam que sim, então nós dizíamos pra eles que não era lá a prova", contou, ressaltando  que a maioria ia correndo pra unidade de número 1.141. "Todos chorando desesperados". 

De acordo com a assessoria da UEA nenhum outro caso parecido foi registrado. "O que pode ter acontecido foi uma falta de atenção quanto aos locais. A Unidade 12 tem duas entradas. Os candidatos devem levar em consideração o que tem escrito no cartão de confirmação", alegou a assessoria.

Cronograma

As provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foram aplicadas neste sábado (22). Já no domingo (23) e segunda-feira (24) as provas serão do Vestibular 2016, acesso 2017. Neste ano, estão inscritos no SIS 36.432 candidatos e no Vestibular 43.850 pessoas, totalizando 80.282 inscritos.

SABATISTAS

Os candidatos que, conforme o edital, se declaram sabatistas realizam as provas após o pôr-do-sol do sábado (22). No entanto, ingressam nas salas de prova também no mesmo horário que os outros candidatos, até às 12h50 (horário Manaus), permanecem no local de prova até o início da mesma isolados e incomunicáveis, em local apropriado. Em Manaus, as provas para os sabatistas acontecem na Escola Superior de Tecnologia (EST), localizada Avenida Darcy Vargas, nº 1200 - Parque Dez de Novembro.

HORÁRIO DE PROVAS

Os candidatos devem ficar atentos ao horário de fechamento dos portões (12h50 - Horário de Manaus) e não esquecer de levar documento original de identificação (identidade, carteira de habilitação, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteiras funcionais expedidas por órgão público). As provas iniciam às 13h (Horário de Manaus). Os cartões de identificação do candidato com o local de provas estão disponíveis no portal da UEA (www.uea.edu.br), desde o dia 30 de setembro, nos links Vestibular e SIS.

VAGAS

Ao todo, 3.272 vagas são ofertadas para os 30 cursos com início em 2017. Para o vestibular, são oferecidas 1.950 vagas, sendo 92 vagas para indígenas. Já o edital do SIS dispõe de 1.322 vagas, sendo 83 vagas para indígenas. Cursos mais concorridos: Medicina, Direito, Administração, Enfermagem e Educação Física.

GABARITOS

Os gabaritos da provas do SIS e de Conhecimentos Gerais do Vestibular serão divulgados a partir das 20h do domingo (23). Na segunda-feira (24), serão divulgados os gabaritos das provas de conhecimentos específicos. Os gabaritos estarão disponíveis no portal da UEA (www.uea.edu.br).

RESULTADO

A classificação final dos candidatos será divulgada a partir do dia 21 de novembro no portal da UEA (www.uea.edu.br). O Edital de Matrícula também será divulgado no dia 21 de novembro.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.