Sexta-feira, 27 de Novembro de 2020
Literatura

As marcas de Manaus escritas em novo livro de Robério Braga

Robério é o atual presidente da Academia Amazonense de Letras



rob_rio_6149934F-56C6-45B4-9C86-45075D6CED97.jpg Foto: Arquivo A CRÍTICA
25/10/2020 às 09:59

Manaus ganhou um presente especial do Presidente da Academia Amazonense de Letras, Robério Braga. O autor de inúmeros livros sobre a cidade apresenta sua nova obra “Manaus: notícia histórica – 1669-2019”.

Lançado em formato digital, o livro está disponível na Amazon desde ontem (24), data em que Manaus completou seus 351 anos, a contar desde a fundação da Fortaleza de São José do Rio Negro, em 1669.



O dia não foi escolhido para o lançamento por acaso: é uma homenagem ao aniversário da cidade. O livro é uma síntese de momentos marcantes da capital amazonense e sua história política e social, apresentados em recortes datados desde antes de 1669 até 2019.

“É um presente feito com profundo sentimento. Foi um processo intenso e longo de produção, com cada detalhe pesquisado cuidadosamente. Manaus é uma musa inspiradora digna deste trabalho e estou feliz por lançar no dia do aniversário da cidade”, comenta o autor.

O livro que reúne recortes de mais de 350 anos de história, conta com cerca de 600 páginas e decorre de longos anos de pesquisa.

Contando com quatorze capítulos, a obra apresenta diferentes épocas e aspectos da história de Manaus, permeando governos, indivíduos de destaque, acontecimentos singulares, fatos pitorescos e marcos da cultura social e política da cidade.

O prefácio da obra é assinado pela professora pós-doutora e membra da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, Marilene Corrêa da Silva Freitas, que exalta a colaboração histórica e social para estudantes, pesquisadores e população em geral.

Já o posfácio recebe as palavras do pesquisador pós-doutor e membro da Academia Amazonense de Letras e do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, Newton Sabbá Guimarães, que salienta o merecimento de elogios pelo caráter acadêmico e investigativo da publicação.

Com design produzido pela Editora Reggo, o livro foi escrito com o sentimento de guiar estudantes e apoiar professores, numa jornada de desbravamento pela história da cidade, que em alguns momentos antecede até mesmo a história do País.

 

 

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.