Publicidade
Cotidiano
Notícias

Asdrúbal Melo defende permanência na condução da cooperativa de crédito Sincoob

'Nosso associado é esclarecido, inteligente e bem informado, afirma o presidente da Sincoob Uniam, Asdrúbal Melo, há 19 anos na direção da cooperativa 18/02/2016 às 17:26
Show 1
Médico há 28 anos, Asdrúbal Melo é presidente do Sistema de Cooperativa de Créditos do Brasil no Amazonas
ALEXANDRE PEQUENO Manaus (AM)

Um dos responsáveis pela criação da cooperativa de crédito Sicoob Uniam, antiga Unicred, fundada em 1996, o médico Asdrúbal Melo, 62, luta pela permanência de sua equipe no comando das operações. Isso porque, após 19 anos de fundação, pela primeira vez, irá ocorrer uma disputa eleitoral. A cooperativa de crédito é a maior do gênero no Amazonas, contando com cerca de 1.800 cooperados entre médicos e outros profissionais da saúde.

Representando a chapa 01 (100% Sicoob), Asdrúbal está à frente de uma equipe que tem como vice-presidente o Dr. Luiz Orestes, médico há 39 anos, com MBA em Gestão Financeira e fundador da Unicred-Manaus.  Há quase 20 anos na direção da cooperativa, Asdrúbal preza experiência e planejamento de sua gestão. Ele afirma que essa experiência simboliza a segurança, tranquilidade, força e credibilidade para os associados.

“Nós não fazemos promessas, fazemos um planejamento estratégico a cada três anos, vamos para um auditório em Brasília, onde reunimos todos os diretores, gerentes e técnicos do sistema discutindo nossos planejamentos futuros. Ou seja, tudo que irá ocorrer em 2016, 2017 e 2018 já está planejado”, afirma.

"Todo o recurso que eu tenho está aplicado lá, não gostaríamos de ver nosso dinheiro sendo administrado por quem não conhece o sistema financeiro e quem não tem nenhuma qualificação" argumenta Asdrúbal, médico há 38 anos.

Diante da dificuldade que as cooperativas médicas estavam enfrentando para receber seus recursos financeiros no fim do ano passado, Asdrúbal explica a criação de um financiamento próprio para a situação. “Criamos uma linha de financiamento para atender as cooperativas médicas, e elas puderam pagar o mês de outubro, novembro e dezembro graças a essa linha de financiamento”, explica.

A chapa de oposição (02) Renovação com Experiência, é comandada pelo agrônomo Petrucio Magalhães Júnior e tem como vice presidentes a médica Denise Correa de Oaula Nunes (pediatra) e Augusto Castilho (patologista). Seu pai, o Dr. Petrúcio Magalhães foi idealizador de várias cooperativas na Amazônia, além de ser um dos fundadores da antiga Unicred.

Unicred-AM para Sicoob

De acordo com o vice-presidente, o Dr Luiz Orestes, a mudança para o sistema Sicoob foi fundamental para a renovação da oferta de produtos e serviços, saindo de 11 para mais de 100 produtos, além da economia de 500 mil reais/ano.

Sobre a mudança, Asdrúbal contou que, a princípio, a equipe ficou receosa, temendo que a mudança pudesse prejudicar os associados. Ele ressalta os benefícios que a cooperativa ganhou com o novo sistema. “Estamos super felizes, pudemos ver que a decisão foi adequada. Ganhamos uma rede nacional, reduzimos as nossas despesas e conseguimos mais do dobro do resultado com o mesmo número de funcionários e colaboradores”, ressalta.

Eleição

Prevista para ocorrer no dia 26 de fevereiro, no Conselho Regional de Medicina, localizado na Avenida Senador Raimundo Parente, bairro Flores, as movimentações em torno da eleição já se fazem presentes através de campanhas em hospitais, clínicas e unidades da saúde da capital. Além dos associados, mais de 150 pessoas jurídicas (entre cooperativas e empresas), que também são associadas e votam.

Publicidade
Publicidade