Segunda-feira, 29 de Novembro de 2021
ASSEAM

Associação de Escritores terá primeira mulher presidente

A Associação será comandada pela professora Raimunda Gil Schaeken



3b8bffbd-6662-47e9-8e30-ba3642b169e5__1__638436C3-CC27-4560-9104-91EC591550D7.jpg Foto: Divulgação
22/10/2021 às 09:12

Prestes a completar 27 anos de existência a Associação dos Escritores do Amazonas (ASSEAM), fundada em 31 de janeiro de 1995, será comandada pela professora  Raimunda Gil Schaeken. A solenidade de posse, para o biênio 2022/2023, acontece amanhã (23/10), a partir das 10h, no espaço cultural Francisco Antonaccio, rua Monsenhor Coutinho, 527, centro histórico de Manaus. A cerimônia, obedecidos os protocolos sanitários. 

Raimunda Gil, que é natural de Tefé, no Amazonas, é diplomada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora e em Teologia pela Universidade Santa Úrsula. Hoje aposentada, a professora atuou também como diretora da Escola Estadual Eduardo Ribeiro, foi coordenadora do Instituto Estadual do Bem Estar do Menor (IEBEM) e lecionou Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Ensino Religioso e Educação Artística na Escola Estadual Frei André da Costa, todos em sua cidade natal. Ela integra, como sócia efetiva, além da ASSEAM, a Associação Brasileira de Escritores e Poetas Panamazônicos (ABEPPA), a Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (ALCEAR), a Academia de Letras e Culturas da Amazônia (ALCAMA), a Academia de Letras do Brasil (ALB-AM) e a Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil (AJEB-AM). Dentre as suas obras publicadas, destacam-se: Centenário da presença Espiritana na Prelazia de Tefé; Uma história de vida; Datas Cívicas e Comemorativas; Tefé, minha saudade; Enfrentando com fé a doença de Alzheimer; Histórias para refletir; FFM, vida e missão nesse chão; Dom Mário Neto, um missionário a serviço no Amazonas; e a publicar, A Evangelização na Prelazia de Tefé, vidas doadas, fé testemunhada.



Raimunda Gil se diz honrada com a sua condução à presidência da entidade: “Eu fico muito feliz em poder contribuir com a Associação, que foi fundada pelo nosso Gaitano Antonaccio e outros grandes nomes da nossa literatura e que só fez crescer e ganhar respeito ao longo de sua existência. É uma honraria e também uma responsabilidade. Espero me desincumbir do encargo com o mesmo brilho dos meus antecessores”. 

A ASSEAM já foi presidida por Gaitano Antonaccio (idealizador e fundador), Armando Andrade de Menezes, Almir Diniz de Carvalho, Jorge Humberto Barreto, Orange Ribeiro Cinque, Raimundo Colares Ribeiro, Leonardo Mississipe de Souza e Ernani Garcia dos Santos, que faleceu há poucos meses. A ASSEAM já publicou  15 antologias, de prosa e poesia; bem como já fez circular o jornal “A Semente”, e nos últimos anos se tem notabilizado pela intensa mobilização em datas alusivas à literatura, pela realização e participação em eventos patrocinados por entidades coirmãs  e pelo aumento superlativo de afiliados. Pelas quadros da ASSEAM já passaram ou ainda são membros figuras que deram ou dão expressivo contributo à cultura amazonense, Samuel Benchimol, Mário Ypiranga Monteiro, Ruth Prestes Gonçalves, Arlindo Porto, Celdo Braga, José Fernando Pereira da Silva, Áureo Nonato, Bernardo Cabral, Moacir Andrade, Aderson Dutra, Rui Machado, Antônio Loureiro, Joaquim Marinho, José Seráfico, Fernando Collyer, Simão Pessoa, Paulo Jacob e tantos outros.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.