Domingo, 25 de Agosto de 2019
verbas federais

Associação divulga ações para acelerar acesso a recursos pelos municípios do AM

Medidas serão divulgadas durante capacitação do Programa Calha Norte, que vai acontecer entre os dias 10 e 12 de julho, no Auditório Senador João Bosco da ALE-AM



prefeituras_C8433D73-9361-4753-81ED-31A485BC217F.JPG Foto: Divulgação
27/06/2019 às 12:05

A Associação Amazonense dos Municípios (AAM) está realizando uma série de atividades para diminuir algumas das principais barreiras para o desenvolvimento do Estado e reduzir as dificuldades das prefeituras na hora de obtenção de recursos federais. Para isso, o presidente da AAM e prefeito de Maués, Júnior Leite, viabilizou a Capacitação do Programa Calha Norte, que vai acontecer em parceria com o Departamento do Programa Calha Norte (DPCN) entre os dias 10 e 12 de julho, no Auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM).

A capacitação é voltada para os prefeitos, secretários e servidores municipais responsáveis por Convênios, Contratos de Repasse, Licitações, Fiscalização de Convênios, Controle Interno, dentre outras atribuições “Com esse encontro, queremos eliminar as dificuldades que os prefeitos têm na hora de levar recursos para a sua cidade. É uma forma objetiva e real de incentivar o desenvolvimento do Estado como um todo”, afirmou o presidente da AAM e prefeito de Maués, Júnior Leite.

Ainda de acordo com Júnior Leite, outra maneira de acelerar o desenvolvimento regional será a criação de um setor específico de projetos dentro da própria AAM. “Seremos um verdadeiro suporte para todas as prefeituras, dando orientações sobre projetos e mostrando como evitar que a obtenção de recursos seja bloqueada aos municípios por conta de falha nesse processo. Além de dar mais agilidade à execução dessas ações, será uma economia significativa aos prefeitos, que não terão mais que gastar com consultoria externa”, assegurou.

Para mostrar como a criação desse setor incentiva o desenvolvimento dos municípios, o coordenador executivo da Associação dos Municípios do Acre (AMAC), Márcio Nery, que vai apresentar aos prefeitos amazonenses como a implementação do setor foi importante naquele Estado.

“A AMAC já tem um nível de mais de 95% de projetos dos municípios aprovados, pois atuamos diretamente na elaboração das propostas desses projetos. Com isso, ele fica pronto para licitação muito mais rápido. Nós trabalhamos na proposta do projeto e na orientação de sua execução junto às prefeituras. Se esse modelo for utilizado no Amazonas, o desenvolvimento dos municípios dará um salto”, afirmou.

*Com informações da assessoria de imprensa da AAM. 

Receba Novidades

* campo obrigatório
News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.