Terça-feira, 23 de Julho de 2019
Notícias

Até o final do ano, passageiro poderá usar aparelhos eletrônicos em todas fases de voo, diz Anac

Se autorizada a liberação, equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e câmeras fotográficas poderão ser usados no modo avião, que só não permite ligações telefônicas e acesso à internet



1.gif Empresas aéreas brasileiras pediram da Anac expansão no uso dos eletrônicos
30/10/2014 às 15:23

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou na edição desta quinta-feira (30) do Diário Oficial da União uma instrução suplementar para facilitar a liberação do uso de equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e câmeras fotográficas em todas as fases do voo. A Anac informou que havia recebido algumas solicitações de empresas aéreas brasileiras para expansão do uso dos eletrônicos portáteis.

Se autorizada a liberação, os equipamentos poderão ser usados no modo avião, que só não permite ligações telefônicas e acesso à internet. Atualmente, é preciso desligar os eletrônicos durante o pouso e a decolagem. Com a mudança, durante o taxiamento até o portão de desembarque será permitido o uso de celulares com o modo de transmissão ativado.

A expectativa é que até o final do ano comecem sair as liberações para o uso dos eletrônicos em todas as fases do voo. Para obter a autorização, as companhias aéreas devem fazer uma análise de sua frota, determinando se é segura a expansão do uso de dispositivos eletrônicos portáteis às demais fases de voo, além da fase de cruzeiro, sem causar problemas ao sistema de navegação da aeronave.

Segundo a Anac, cada modelo de aeronave deverá ser avaliado. Os processos recebidos estão em análise e, a partir da publicação da instrução, a avaliação final e eventual aceitação para expansão nos aviões poderá ser concretizada, conforme a agência. A instrução brasileira foi elaborada com base em estudos feitos da agência reguladora da aviação civil dos Estados Unidos, a Federal Aviation Administration (FAA).

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.