Sábado, 04 de Abril de 2020
Saúde

Atenção para imunização de bebês prematuros contra o vírus da bronquiolite

Em adultos e bebês saudáveis, a infecção pelo VSR pode apresentar sintomas semelhantes a uma gripe forte; em bebês prematuros ou nascidos com cardiopatias congênitas é uma das principais causas de re-hospitalizações



BEBE_88D6E937-0B78-4C77-821A-FD44D605D7D7.jpg A imunização para prematuros é fornecida pelo SUS e faz parte do Rol de Procedimentos da ANS para Planos de Saúde Privada
07/02/2020 às 21:41

Durante os meses de outono é temporada de circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR). É neste período que o vírus tem seu pico de circulação e infecção.  Em adultos e bebês saudáveis, a infecção pelo VSR pode apresentar sintomas semelhantes a uma gripe forte; em bebês prematuros ou nascidos com cardiopatias congênitas é uma das principais causas de re-hospitalizações frequentes (em alguns casos, pode ser fatal), podendo resultar problemas respiratórios por longos períodos (até 10-12 anos de idade). Não há tratamento para infecção por VSR– somente para controle dos sintomas – mas pode ser prevenido.  O contágio é pelo ar ou por objetos e superfícies que possam estar contaminadas (como de brinquedos, maçanetas de portas).

Segue abaixo a sazonalidade e época de aplicação de cada com a região, com informações da Sociedade Brasileira de Pediatria.



- Região Norte: com a sazonalidade de fevereiro a junho, o período de aplicação deve ser de janeiro a junho.

- Região Nordeste: com a sazonalidade de março a julho, o período de aplicação deve ser de fevereiro a julho.

- Região Centro-Oeste: com a sazonalidade de março a julho, o período de aplicação deve ser de fevereiro a julho.

- Região Sudeste: com a sazonalidade de março a julho, o período de aplicação deve ser de fevereiro a julho.

- Região Sul: com a sazonalidade de abril a agosto, o período de aplicação deve ser de março a agosto.

A bronquiolite é uma infecção nos bronquíolos, ramificações dos brônquios que levam oxigênio aos pulmões. A infecção provocada pelo VSR causa excesso de muco e estreitamento nesses bronquíolos, comprometendo a absorção de oxigênio. Entre os sintomas, o bebê fica com dificuldade para respirar e falta de ar. Depois da bronquiolite instalada, existem  somente medidas paliativas para alívio dos sintomas.

Veja o calendário de imunizações para prematuros.

Segundo o Dr. Renato Kfouri, da Comissão de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, devem ser imunizados os  bebês prematuros que nascem durante a estação do vírus e também aqueles que nasceram nos meses que antecedem a estação do ano. A imunização, mediante prescrição médica é fornecida gratuitamente pelo SUS (conforme o calendário de cada região) e também faz parte do rol de procedimentos obrigatórios estabelecidos pela ANS para planos de saúde privados.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.