Quarta-feira, 12 de Agosto de 2020
CUIDADOS

Atendimentos domiciliares viram opção para recém-nascidos no pós quarentena

Especialistas realizam atendimento em domicílio para evitar a exposição desnecessária do recém-nascido na rua, em Manaus



12_1_00E9F79A-8E29-428D-A54D-ADE005EC7DDE.jpg Foto: Reprodução/Internet
23/06/2020 às 09:55

Depois de vencer um período totalmente conturbado e atípico, que foi uma gestação durante uma pandemia, muitas mães começam a encarar um novo desafio, que são os primeiros cuidados com os bebês em tempo de distanciamento social.

Com as orientações das autoridades de saúde em evitar sair de casa, o atendimento domiciliar feito por médicos e enfermeiros especializados em cuidados com o recém-nascido acaba sendo uma opção para quem quer evitar sair de casa e expor seu bebê à possibilidade de contaminação.



Pensando nisso, a médica pediatra e neonatologista Adeliane Bianchini está fazendo o atendimento dos pequenos em suas próprias casas, evitando, assim, que eles precisem ser expostos na rua. “A primeira consulta do bebê deve ser de 5 a 10 dias após o nascimento. Em tempos de isolamento social, as consultas domiciliares têm ganhado um grande destaque e os resultados são os mesmos de um atendimento no consultório, com a vantagem de que ele está na segurança de sua casa”, afirmou a especialista.

No primeiro atendimento, o médico avalia o peso do bebê, a presença de icterícia neonatal e se o aleitamento materno está bem estabelecido. “Quando os pais recebem alta e vão para casa surgem muitas dúvidas e inseguranças, a mãe costuma ficar fragilizada, então também aproveitamos para acolher e emponderar essa nova mãe”, afirmou.

A médica explica que não é necessário um ambiente totalmente adaptado para a consulta, basta um local onde o bebê possa ficar deitado e que haja uma tomada disponível, para que seja ligada a balança.

As consultas com a pediatra podem ser agendadas através do número (92) 98441-7272. Sendo que a primeira consulta domiciliar ela só faz a pessoas indicadas por seus pacientes. Para novos pacientes, a primeira consulta pode ser feita diretamente no consultório. O agendamento pode ser feito pelo mesmo número de telefone.

A enfermeira e especialista em atendimento materno e infantil Maria Alice Santos destaca a importância do atendimento domiciliar no atual contexto da sociedade. “As vantagens do atendimento domiciliar para o cliente é ser atendido dentro da sua zona de conforto, sem se preocupar com a dinâmica que uma saída de casa exige, como trânsito, estacionamento, horários, tempo de espera. O que considero essencial, principalmente para as puérperas e seus recém nascidos e crianças”.

Dentre os sérvios oferecidos pela especialista estão orientação de uma amamentação adequada para a mãe e o bebê, cuidados com a criança no pré-natal e no pós parto; aplicação de brincos em bebês, crianças e adultos; aplicação de medicamentos injetáveis. “No caso da aplicação de medicamentos, o procedimento é realizado dependendo do tipo de medicamento, e sempre, obrigatoriamente com prescrição médica”, alertou.

A orientação a respeito da forma correta de amamentação é um dos serviços mais procurados pelas pacientes. “Nas nossas visitas, buscamos sempre conscientizar as mães de que ela não precisa sofrer nesse processo e que existem profissionais dispostos a atendê-la e auxiliar para que a amamentação transcorra da melhor forma possível”, assegurou.

A especialista afirma que houve um aumento significativo na procura de atendimentos domiciliares por conta da pandemia. “Apesar de ser um atendimento domiciliar, isso não isenta do risco de contaminação, mas minimiza por ser um atendimento rigorosamente cuidadoso com relação às médicas de proteção e também pelo fato de diminuir o número de pessoas com quem se tem contato, pois sair de casa para uma consulta implica em ter muito mais contato com outras pessoas do que receber em casa, apenas o profissional do atendimento”, afirmou.

As consultas com Maria Alice podem ser agendadas através do número de telefone (92) 99164-6594.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.