Terça-feira, 25 de Junho de 2019
Notícias

Atividade econômica tem queda de 1,89% no segundo trimestre

O indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)



1.jpg O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira

A atividade econômica está em queda este ano. De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), houve retração de 1,89% no segundo trimestre deste ano, comparado com o período anterior - de janeiro a março.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora informações sobre o nível de atividade dos três setores da economia: indústria, comércio e serviços e agropecuária.

Em relação ao segundo trimestre de 2014, a retração chegou a 3,09%, segundo os dados sem ajustes, já que a comparação é feita entre períodos iguais.

Em junho, o IBC-Br também registrou queda, de 0,58%, na comparação com maio (dado dessazonalizado). No primeiro semestre, houve queda de 2,58% e em 12 meses encerrados em junho, de 1,64%. De acordo com os dados sem ajuste, houve queda de 2,49% no primeiro semestre e de 1,61%, em 12 meses.

O indicador oficial sobre o desempenho da economia é o Produto Interno Bruto (PIB), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na avaliação do mercado financeiro, o PIB deve ter queda de 2,01%, este ano.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.