Sábado, 21 de Setembro de 2019
Notícias

Ato quer fechar rodovia em véspera de feriado para cobrar promessa de asfaltamento da estrada

Protesto dos moradores de Paricatuba na véspera do feriado de 12 de outubro será para cobrar promessa de asfaltamento da estrada da vila



1.jpg Enquanto o acesso à localidade não é pavimentado, crianças são obrigadas a inalar a poeira da estrada de barro
27/09/2013 às 07:46

Moradores da vila de Paricatuba, comunidade localizada no Município de Iranduba, a 25 quilômetros de Manaus, ameaçam fechar a rodovia Manoel Urbano na véspera do feriado de 12 de outubro, caso a estrada que dá acesso ao lugar não seja asfaltada como foi prometido em audiência pública por autoridades do Estado.

A professora Maria Elizete da Paz, 45, conta que há dois meses, foi realizada uma audiência pública com moradores da vila e representantes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Secretaria de Cultura do Estado, Secretaria de Produção Rural (Sepror), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Projeto Inteligência Socioambiental Estratégica da Indústria do Petróleo na Amazônia (Piatam), com o objetivo de resgatar o patrimônio histórico e arqueológico do local, ordenamento da orla, demandas da comunidade, estrutura turística, serviços, normas e leis ambientais e municipais. “Eles prometeram que no final do mês começariam a asfaltar dez quilômetros de ramal, só que já se passaram dois meses e até agora nada”, conta a moradora.

Elizete mora há 45 anos na vila e há pelo menos 26 anos trabalha como professora na Escola Municipal Cícero Monteiro e destaca as dificuldades que os moradores enfrentam para se deslocar. “Por aqui não tem tempo bom. No verão, é a poeira e o barro que prejudicam a saúde de todo mundo. Na época de chuvas, é um lamaceiro só, os buracos aumentam, os carros atolam, não tem como as crianças que moram longe vir até a escola”, descreve.

O aposentado Erike Jaquiminut, 67, mora no local há 36 anos com a esposa Irene Castro, que trabalha como técnica em enfermagem, na unidade de saúde local, seis filhos e doze netos. “Aqui o nosso problema é só esse barro batido, que prejudica a saúde das crianças e até mesmo a educação. Nesse tempo que a gente quase não tem chuvas, os meninos ficam com problemas respiratórios, só inalam essa poeira e, na chuva, a condução que busca as crianças não tem condições de transitar pelo ramal”, ressaltou.

O morador chama atenção para a dificuldade de acesso de ambulâncias e viaturas policiais. “Em épocas de chuva, as ambulâncias levam pelo menos meia hora da estrada até a minha casa, é muito tempo, a pessoa morre esperando o socorro”, alerta.

Agora os moradores se organizam para chamar a atenção das autoridades, montando um bloqueio na estrada que dá acesso a outros municípios como Manacapuru e Novo Airão, no dia 11 de outubro, véspera de feriado, quando o movimento na estrada aumenta.

Asfaltamento vai ser feito, diz a Sepror

A Secretaria de Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror) informou que já deu início aos trâmites para o asfaltamento do ramal do Paricatuba em Iranduba e que aguarda os trâmites legais para o início da obra.

O ramal será asfaltado em uma extensão de 9,5 quilômetros e custará ao Governo do Estado, segundo a pasta, R$ 3.900.661,80. O valor será repassado pelo Governo do Estado através de crédito sem compensação.

Na semana passada, estudos técnicos foram concluídos e houve uma adequação nas planilhas de preços, encaminhado ao Governo solicitando o crédito.

A previsão é que os trabalhos no ramal comecem assim que os recursos forem liberados. Mas não há data exata para o início dos serviços de pavimentação.

Ainda de acordo com a Sepror, com o asfaltamento do ramal, o escoamento da produção dos agricultores familiares que vivem no local poderá ser melhorado.

A Secretaria de Estado da Produção Rural anunciou o asfaltamento do ramal para a comunidade em julho, através de um compromisso firmado pelo Governo do Estado com a Prefeitura de Iranduba, e desde então vem cumprindo os procedimentos necessários para a liberação dos recursos.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.