Sábado, 25 de Maio de 2019
POLÍTICA

Audiência Pública na ALE discute efeitos da reforma da Previdência no AM

Deputado federal autor da proposta, José Ricardo Wendling (PT), disse que texto do Governo Federal precisa ser discutido com a sociedade. Parlamentares do AM vão ter reunião sobre o assunto com ministro Paulo Guedes



audiencia_FCF84CF7-8383-4B8C-AE59-A3A9A7494B67.JPG
Foto: Divulgação
25/03/2019 às 17:07

A reforma da Previdência foi o tema de uma Audiência Pública realizada na tarde desta segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM). Proposta pelo deputado federal José Ricardo Wendling (PT), a audiência reuniu políticos, sindicalistas, economistas e membros de movimentos sociais no Plenário Ruy Araújo.

Wendling ressaltou que o texto proposto pelo atual governo precisa ser discutido com a sociedade para esclarecer cada ponto do projeto e levar em consideração a opinião da população. "É um assunto que mexe com a vida de todos porque fala de aposentadoria, pensões, e ela traz mudanças radicais, que nossa avaliação prejudicam parte da população, por exemplo: para a pessoa receber 100% da aposentaria, ela vai precisar contribuir por 40 anos,  e isso vai dificultar a aposentadoria de muitas pessoas", avalia o parlamentar.

Os deputados estaduais Alessandra Campelo e Serafim Corrêa participaram da reunião. Campelo falou sobre a aposentadoria para as mulheres. "Nós, mulheres, vamos ser muito prejudicadas, principalmente a mulher rural, porque aumentou o tempo de contribuição em cinco anos e igualou a do homem, sendo que a mulher tem dupla jornada de trabalho".

Discussões

Foram discutidas também a aposentadoria do trabalhador rural, a diferenciação para militares e ainda as pensões. A mesa foi composta pelos deputados José Ricardo e Serafim Corrêa, além de Isis Tavares, presidente da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); Kátia Tavares, do Sindicato dos Metalúrgicos; Vera Lúcia, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa; o economista Enaldo Seixas; Jane Rodrigues, do Sindicato do Trabalhadores Rurais; e o ex-deputado estadual e ex-senador João Pedro Costa.

Ainda nesta tarde, ocorre em Brasília uma reunião dos deputados federais pelo Amazonas com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na pauta constam, dentre outros assuntos, os incentivos ao Polo Industrial do Amazonas (PIM), iniciativas para a economia do Estado e a reforma da Previdência.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.