Publicidade
Cotidiano
Saúde

Audiência pública na Assembleia Legislativa discute situação da saúde do AM

Moradores de diversos bairros de Manaus, além de representantes de comunidades rurais e de comunidades indígenas participam da audiência. Eles são contra o fechamento de unidades de saúde e da transformação de SPAs para UBSs 30/05/2016 às 10:49
Show  ndice
Moradores de diversos bairros de Manaus, além de representantes de comunidades rurais e de comunidades indígenas participam da audiência (Antonio Menezes)
Silane Souza

Uma Audiência Pública, realizada nessa segunda-feira (30), no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa, está debatendo a reestruturação da saúde do Estado e a situação dos profissionais dessa área. A iniciativa é dos deputados Luiz Castro (Rede) e José Ricardo (PT). A Secretária de Estado de Saúde (Susam) foi convidada, mas não mandou nenhum representante.

De acordo com o deputado José Ricardo (PT), a audiência foi aprovada na última quarta-feira em reunião formal. E tanto o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, quanto o secretário municipal de saúde, Homero de Miranda Leão, foram convidados. No entanto, não compareceram. Mas o fato não comprometeu a realização da mesma, uma vez que ela tem o objetivo de ouvir os vários segmentos da sociedade.

"O Conselho Estadual de Saúde e outras entidades querem expor as situações, inclusive de profissionais que estão sendo demitidos ou que poderão ser demitidos por conta dessa reestruturação. Então, a audiência tem esse caráter de ouvir os vários segmentos e as preocupações e eventuais denúncias feitas durante o pleito serão encaminhadas para o governo", garantiu.

Moradores de diversos bairros de Manaus, além de representantes de comunidades rurais e de comunidades indígenas participam da audiência. Eles são contra o fechamento de unidades de saúde e da transformação de SPAs para UBSs.

Em nota, a Susam informou que está cumprindo um cronograma de reuniões destinadas a esclarecer as mudanças que serão implementadas para reordenar o atendimento na rede estadual de saúde. O cronograma inclui reuniões com lideranças comunitárias, representantes de órgãos de fiscalização e controle e, também, com o Parlamento (municipal e estatual).

Para esta segunda-feira (30), já estavam agendadas reuniões com o Ministério Público Federal (MPF), para o período da manhã, e com a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Manaus (CMM), para o período da tarde. Desde a semana passada já estava prevista a ida do secretário Pedro Elias de Souza à Assembleia Legislativa do Estado (ALE), marcada para esta terça-feira (31), às 10h, para prestar todas as informações aos parlamentares estaduais.

"Por conta das reuniões já agendadas para esta segunda-feira e por já ter marcado com antecedência audiência com todos os deputados, nesta terça-feira, não será possível a equipe da Susam participar do evento que os deputados José Ricardo e Luiz Castro promovem  nesta segunda-feira pela manhã, na ALE. Mas o órgão ressalta que receberá todas as propostas e sugestões que saírem do evento", frisou na nota.

Publicidade
Publicidade