Sábado, 18 de Maio de 2019
Notícias

Aulas de 29 escolas municipais ribeirinhas de Manaus iniciam na próxima segunda (11)

Ao todo, 2.230 alunos começarão a estudar na próxima semana, segundo a Semed; eles possuem um calendário especial por conta do regime de cheia e vazante dos rios



1.jpg
Ciclo das águas impõe ritmo diferente no calendário escolar ribeirinho
05/01/2016 às 15:40

O Ano Letivo de 29 escolas municipais localizadas na margem do rio Negro vai começar na próxima segunda-feira (11). O início das aulas - antecipadas em relação às escolas da capital - deve-se ao regime de cheia e vazante dos rios, que exige um calendário diferenciado para estas unidades de ensino, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo a Semed, as 29 escolas ribeirinhas contam com 2.230 alunos, os quais possuem um calendário especial por conta desta peculiaridade (cheia e vazante). As aulas nessas unidades escolares iniciam em janeiro e seguem, ininterruptamente, até o dia 14 de outubro. Esses estudantes ficam os meses de novembro e dezembro de férias e por isso não têm recesso escolar no meio do ano.

Cinco das 29 escolas estão em áreas onde o nível do rio continua abaixo do esperado para o período. A expectativa é que, com as chuvas, o volume das águas seja recuperado até a próxima semana. Caso isso não ocorra, a Semed disse que será retardado em uma semana o início do ano letivo nessas unidades, que terão aulas em quatro sábados para cumprir os 200 dias letivos, conforme preconiza o Ministério da Educação (MEC).

Já as aulas nas escolas estaduais da capital e do interior iniciam no dia 15 de fevereiro, segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que nessa terça-feira (5) divulgou os calendários oficiais letivos que serão adotados em 2016.  Com diferenciações de datas de início e término de bimestres.

De acordo com a Seduc, pela primeira vez serão adotados calendários específicos para a capital e para o interior. “As escolas públicas estaduais da capital terão as aulas iniciadas no dia 15 de fevereiro e sendo encerradas em 19 de dezembro. Já para as escolas do interior, as aulas iniciam, igualmente no dia 15 de fevereiro, mas serão concluídas no dia 16 de dezembro”, disse em nota.

Para as escolas da capital, o primeiro bimestre letivo será iniciado no dia 15 de fevereiro e concluído em 26 de abril; o segundo bimestre compreenderá os dias 28 de abril e 14 de julho; o terceiro: 18 de julho e 29 de setembro e o quarto de 3 de outubro a 19 de dezembro. Na capital, as férias do meio do ano compreenderão os dias 25 de junho e 3 de julho.

Para as escolas públicas estaduais do interior, o primeiro bimestre compreenderá os dias 15 de fevereiro e 27 de abril; o segundo de 28 de abril a 14 de julho; o terceiro de 15 de julho a 29 de setembro e o quarto de 30 de setembro a 16 de dezembro. As férias escolares, do meio do ano, compreenderão os dias 25 de junho e 3 de julho.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.