Publicidade
Cotidiano
Notícias

Autoridades estarão ausentes durante desfiles comemorativos

Vice-governador José Melo representará o Executivo nos desfiles; Presidentes da ALE e do TJ também estarão ausentes 05/09/2013 às 12:00
Show 1
Comemoração da Independência do Brasil é comemorada, em Manaus, em desfile das Forças Armadas no Sambódromo
Lúcio Pinheiro Manaus

A exemplo do que ocorreu nos últimos dois anos, as comemorações do 5 e do 7 de setembro em Manaus foram colocadas de escanteio por políticos e chefes de poderes no Estado do Amazonas. O evento seria um grande teste de popularidade da classe política, após as manifestações populares de junho e julho.

Para o desfile das escolas públicas desta quinta-feira (5), quando se comemora a elevação do Amazonas à categoria de Província, apenas o prefeito Artur Neto (PSDB) tinha pré-agendado a participação no evento.

O desfile estudanil será realizado a partir das 17h desta quinta (5), no Centro de Convenções (Sambódromo). Segundo o secretário municipal de Comunicação, jornalista Márcio Noronha, às 18h30 desta quarta (4), o evento estava pré-agendado na agenda de Artur Neto. Mas a presença nesse compromisso ainda precisava ser confirmada pelo prefeito.

O jornalista Mário Noronha afirmou que Artur se disse cansado com o volume de trabalho dos últimos dias, e planejava viajar para visitar os filhos em Brasília e no Rio de Janeiro. Mas para o secretário, o mais provável era que o prefeito ficasse ausente somente do desfile militar do dia 7. Nessa data se celebra a Independência do Brasil.

O desfile cívico escolar, que é organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), vai ter como maior representante do Governo do Estado o vice-governador, José Melo (sem partido) e pré-candidato ao governo nas eleições de 2014. É a segunda vez em três anos que Melo faz as honras de chefe de governo no evento.

O governador Omar Aziz (PSD), segundo a chefe da Agência de Comunicação do Governo (Agecom), jornalista Lúcia Carla Gama, viajou para o Estado do Paraná, onde foi visitar a família da esposa, a primeira dama Nejmi Aziz (PSD). Há dez dias, a primeira dama foi submetida a uma cirurgia de hérnia, em São Paulo.

Segundo a jornalista Lúcia Carla Gama, o vice-governador representará Omar Aziz no evento de hoje e no desfile militar do dia 7, também no Sambódromo. Ausente em 2011, o governador participou dos desfiles cívicos de 2012.

Judiciário e Legislativo
O chefe do Poder Legislativo, deputado estadual Josué Neto (PSD), também faltará ao desfile escolar desta quinta (5). Essa é a primeira Semana da Pátria de Josué no comando da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Oficialmente, o parlamentar teria viajado, nesta quarta (4), para o Estado de São Paulo.

Segundo o diretor de comunicação da ALE-AM, jornalista Cláudio Barbosa, Josué Neto viajou à capital paulista para acompanhar a esposa em um tratamento de saúde. A participação do chefe do Legislativo amazonense no desfile militar do dia 7 não foi confirmada pela assessoria do parlamentar.

Desfiles cívicos estão fora das agendas
Até esta quarta (4), não constava na agenda do presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Bosco Saraiva (PSDB), a participação nos desfiles escolar e militar. A informação é da diretora de Comunicação da CMM, jornalista Tereza Teófilo.

Essa é a primeira Semana da Pátria do vereador Bosco Saraiva na presidência da CMM na atual legislatura.

O presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), desembargador Ari Moutinho, segundo a diretoria de Comunicação do órgão, confirmou presença apenas no desfile militar do dia 7.

Nesta quinta (5), o TJ-AM será representado no desfile cívico estudantil pelo desembargador Rafael Romano. Segundo a diretoria de Comunicação, Ari Moutinho participa, em Curitiba (PR), da posse do juiz Roberto Bacellar no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Bacellar foi promovido pelo critério de antiguidade. É diretor-presidente da Escola Nacional da Magistratura (ENM) e foi diretor da Escola da Magistratura do Paraná (Emap).

Prefeito não participou em 2011 e 2012
Confirmada a ausência do prefeito Artur Neto (PSDB) no desfile militar do dia 7 de setembro, este será o terceiro ano seguido que o evento não é prestigiado pelo prefeito da capital do Amazonas.

Em 2011, o ex-prefeito Amazonino Mendes (PDT) viajou no feriadão da Semana da Pátria. No ano seguinte, por conta de problema de saúde, Amazonino passou a data internado no hospital Sírio Libanês.

O governador Omar Aziz também saiu de Manaus na Semana da Pátria de 2011. Na ocasião foi substituído pelo vice-governador José Melo(hoje sem partido). No ano passado, o governador participou dos desfiles cívicos.

Esse será também o segundo ano nos últimos três que um presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) não prestigia as comemorações cívicas de setembro. Em 2011, o deputado Cabo Maciel (PR) representou a ALE-AM, presidida pelo deputado Ricardo Nicolau (PSD). Este ano, Maciel substituirá o presidente Josué Neto (PSD).

Público
Mais de 90 mil pessoas foram ao Sambódromo, no dia 7 de setembro de 2012, assistir ao desfile militar. Diferente do ano passado, o evento esse ano está com programação marcada para a manhã de sábado, a partir das 7h50, encerrando às 10h30.

Publicidade
Publicidade