Publicidade
Cotidiano
Notícias

Avião que decolou do Aeroporto de Manaus com destino a SP retorna após choque com urubu

A aeronave da Tam Linhas Aéreas teve a asa direita danificada após atingir alguns urubus, segundo informou o capitão do voo aos passageiros - que não sentiram o impacto. A avião retornou para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes para manutenção, mas o voo acabou sendo cancelado 08/03/2016 às 09:05
Show 1
Passageiros registraram a asa da aeronave suja de sangue, após o choque com a ave
acritica.com Manaus (AM)

Uma aeronave A350X da Tam Linhas Aéreas, que decolou na tarde desta segunda-feira (7) do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, localizado na Zona Oeste de Manaus, com detino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, precisou retornar cerca de uma hora após o início do voo ao ter uma de suas asas danificadas por chocar-se com alguns urubus, segundo relatos de passageiros que estavam no avião.

O voo de número 3409, da Tam, decolou às 16h43 e deveria seguir sem escalas até o aeroporto da Grande São Paulo. Porém, o avião aterrisou novamente em Manaus às 17h41, segundo informou a assessoria de imprensa da Infraero. A assessoria, no entanto, não confirmou que o motivo para o retorno da aeronave seria o choque com aves. 

De acordo com passageiros que presenciaram a mudança repentina de rota, eles não perceberam nenhuma anomalia durante o voo, e só vieram entender o que estava acontecendo quando foram comunicados pelo capitão que a aeronave estava voltando ao ponto de partida para passar por manutenção, após a asa direita ser atingida por quatro ou cinco urubus. Nenhum pânico ou confusão foi registrado.


Assim que o avião pousou de volta no Aeroporto Eduardo Gomes, alguns passageiros insistiram em descer, com medo da manutenção na asa não ser suficientemente segura para prosseguir viagem até a região Sudeste do País. Na saída da aeronave, muitos passageiros viram o sangue na asa danificada.

A previsão inicial era que o reparo iria levar pelo menos uma hora, mas a ideia da linha aérea era prosseguir com o voo. Porém, com a desistência de cada vez mais passageiros, a Tam acabou cancelando o voo. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a assessoria de comunicação da Tam.


Fila dentro do aeroporto de passageiros esperando a reacomodação em hotel da cidade

Em nota, a TAM confirmou que a aeronave que fazia o voo JJ3409 (Manaus-São Paulo/Guarulhos), que partiu às 16h25 (horário local) de ontem, colidiu com um pássaro logo após a decolagem do aeroporto de Manaus. O avião retornou à base de origem, onde aterrissou em completa segurança.

Os passageiros receberam a assistência necessária e foram reacomodados em outros voos em direção ao aeroporto de Guarulhos. A companhia reitera que a segurança é um valor imprescindível, e que todas as suas decisões visam garantir uma operação segura”, informou a TAM.

Publicidade
Publicidade