Publicidade
Cotidiano
RARIDADE

Baleia Jubarte é encontrada morta em área de mata no estado do Pará

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente de Soure, município do Pará, é raro a espécie aparecer pela região. A causa da morte da baleia vai ser investigada 23/02/2019 às 15:10
Show baleia 6146e7f8 ce71 478d bf33 0a1c22ea7181
Foto: Reprodução/Internet
acritia.com Manaus (AM)

 Uma baleia da espécie Jubarte foi encontrada morta em uma área de mata, nessa sexta-feira (22), próximo à praia do Araruna, no litoral de Soure, na Ilha do Marajó, no estado do Pará. 

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Soure, Dirlene Silva, em entrevista ao protal "O Dia", o animal tem aproximadamente 11 metros de comprimento e não apresenta ferimentos visíveis.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente de Soure, o animal teria morrido no mar e o corpo teria sido levado até a margem da praia pela ressaca.

"Devido ao local ser inacessível para máquinas pesadas que possam fazer a remoção da baleia, a expectativa é de que técnicos da ONG Bicho d'Água, parceira da Prefeitura Municipal de Soure, possam realizar, ainda neste sábado, a necropsia e estudos devidos no próprio local para levantar a causa da morte do animal tão raro por esta região".

 

Conforme o Projeto Baleia Jubarte, a  espécie é cosmopolita, habita todos os oceanos. Assim como algumas outras espécies de baleias, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz.

Publicidade
Publicidade