Quarta-feira, 26 de Junho de 2019
Impeachment

Bancada do Amazonas tem encontro marcado com Michel Temer

Fortalecimento da ZFM e o restabelecimento do Minha Casa estão na agenda de setembro, caso Dilma seja condenada



asda.JPG Parlamentares da bancada federal do Amazonas que apoiam o impeachment de Dilma Rousseff se alinham com Temer (Foto: Divulgação)
14/08/2016 às 15:45

A bancada do Amazonas, no Congresso Nacional, quase 100% a favor do impeachment, tem encontro marcado com o presidente interino, Michel Temer, no próximo mês de setembro. Caso o placar de votação do Senado (59 a 21) se repita no julgamento final da presidente afastada, Dilma Rousseff, com sessão marcada para iniciar no próximo dia 25 de agosto, os deputados e senadores amazonenses poderão ir para essa audiência com Temer sentado definitivamente na cadeira presidencial no Palácio do Planalto. Somente a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que provavelmente não irá a esse encontro, discorda dessa possibilidade. Ela ainda acredita que Dilma e seus poucos aliados no Congresso consigam os 28 votos necessários (um terço mais um) para manter a presidente eleita no cargo.

A audiência de setembro, com Michel Temer, foi agendada pelo coordenador da bancada, deputado Átila Lins (PSD-AM). Ele esteve no Palácio do Planalto na quinta-feira, quando expôs as preocupações dos amazonenses. “Entre elas estão o fortalecimento da Zona Franca de Manaus ante às ameaças de mudanças no modelo de incentivos fiscais. Fiz-lhe ver a necessidade do restabelecimento imediato das obras do Programa Minha Casa, Minha Vida, a reforma e construção de aeroportos em 25 municípios, bem como a continuação do vitorioso programa Luz para Todos e das obras de recuperação da BR 319 para evitar que o Amazonas fique isolado do resto do Brasil por via terrestre”, contou Átila Lins.

Sem decepção

Prevendo a permanência definitiva no cargo de presidente, a partir da iminente vitória no Senado, Michel Temer assegurou ao coordenador da bancada do Amazonas que não decepcionará os brasileiros durante o período de 28 meses de duração de seu mandato. “Ele tem preocupações, sim, com os problemas do Amazonas. Por isso, garantiu que se reunirá com os deputados e senadores amazonenses para debatê-los”, declarou Lins.

Dívida dos Estados

Afirmando ainda não ter sido informada da audiência com Michel Temer, a subcoordenadora da bancada amazonense, senadora Vanessa Grazziotin, lamentou que o colega de coordenação não tenha discutido com o presidente interino a renegociação da dívida dos Estados com a União já que é um assunto urgente, na pauta de discussão e votação no Congresso Nacional e que o Amazonas está sendo prejudicado com essa repactuação.

“O nosso Estado sai perdendo porque somente aquelas unidades com as maiores dívidas, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul serão beneficiadas. Já os com pouca dívida, como o Amazonas, além de ter que se ajustar às contrapartidas, terão recursos diminuídos para investimentos. E isso não é justo”, reclamou a senadora. Sobre a reunião de setembro com Temer, Vanessa reagiu: “Não ocorrerá porque vamos derrubar esse golpe”.

Decretos de demarcação são discutidos

A bancada de deputados federais e senadores do Amazonas voltam a se reunir, na próxima quarta-feira, com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em uma nova rodada de negociação para revogar os decretos assinados pela presidente Dilma Rousseff, na véspera de ser afastada do cargo pelo Senado, em 12 de maio de 2016, criando cinco novas unidades de conservação e duas terras indígenas no Amazonas.

A bancada quer que o governo federal reconheça os vícios de inconstitucionalidade e de legalidade dos decretos de criação das Unidades de Conservação (UCs) Parque Nacional do Acari, a Reserva Biológica do Manicoré, a Área de Proteção Ambiental dos Campos de Manicoré e as Florestas Nacionais do Aripuanã e Urupadi, além da ampliação da Floresta Nacional Amana. O Instituto Chico Mendes (ICMbio) rebateu o manifesto da bancada, e a Funai informou que tudo foi feito dentro da lei.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.