Segunda-feira, 24 de Junho de 2019
Notícias

Bancada evangélica alcança 31% de representação na CMM

Com a posse de Joelson Silva (PHS), nesta quinta-feira (30), o grupo chega a 13 vereadores no Parlamento municipal



1.jpg Joelson Silva (em destaque, durante a posse) reforça a bancada evangélica da CMM, que agora tem 13 vereadores
02/05/2015 às 12:11

Com a posse de Joelson Silva (PHS), a bancada evangélica da Câmara Municipal de Manaus (CMM) alcança 13 vereadores, ou 31,7% do total de parlamentares da Casa - 41 vereadores. A representação na CMM está bem próxima do percentual de evangélicos na capital Amazonense. Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,19 % da  população de Manaus é evangélica (577,2 mil pessoas).

O reforço da bancada ocorre no momento em que os evangélicos ganham evidência no cenário nacional da política, seja pelas ideias que propagam ou pelo poder que têm alcançado.

Na Câmara dos Deputados, 78 parlamentares compõe a bancada evangélica atualmente, representando 15,2% do total. A força é inédita no Congresso Nacional. Em 2006, por exemplo,  a bancada tinha menos da metade de representação que tem hoje (era formada por 32 deputados federais). Outro sinal da força dos evangélicos é a ascensão de um de seus representantes a presidência da Casa -  Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados no início deste ano.

Em Manaus, a bancada evangélica da CMM também é pluripartidária. Apenas dois representantes são filiados a partidos declaradamente 'cristãos': Luis Neto, do PSDC, e Walfran Torres, do PTC.

Na posse de Joelson Silva, o vereador Amauri Colares (Pros) destacou o crescimento da bancada. “É a maior bancada evangélica na história da Câmara. Isso reforça nossa posição, que, além de defender o povo, luta também pela defesa da vida e os princípios bíblicos da honra e dignidade da família tradicional”, afirmou Colares.

Projetos e atuação

Os mais recentes projetos de interesse do grupo e de seus representados são de autoria da novata Pastora Luciana (PP). O primeiro projeto de lei (PL) apresentado pela vereadora à CMM foi o que homenageia os membros dos “Círculos de Oração” conhecidos como intercessores espirituais.

“O círculo de oração é um ministério de intercessão composto majoritariamente por mulheres cristãs que acreditam que Deus ouve e responde as orações feitas em nome o Seu filho Jesus. Hoje, este trabalho está oficializado não somente em todas as igrejas evangélicas, como também nas demais denominações do Brasil e do mundo. E, para mim, é uma honra poder homenagear esse lindo trabalho destes servos de Deus”, disse Luciana, quando defendeu o projeto em março deste ano, logo que assumiu o mandato.

O outro projeto de Luciana institui o serviço de assistência religiosa, também conhecido como “capelania”, na Guarda Civil Metropolitana de Manaus. Luciana justifica a necessidade da capelania nas instituições de internação coletiva pelo fato de seus membros não possuírem condições de frequentarem instituições religiosas, em razão da necessidade de ficarem à disposição do efetivo e de vários outros trabalhos que realizam.

“Visando melhorar a qualidade espiritual, bem estar aos integrantes da corporação e seus respectivos familiares. É necessário que exista a Capelania. Não são poucos os momentos da vida em que o ser humano necessita ser confortado e orientado em virtude das dificuldades que acontecem diariamente”, explicou.

Os vereadores evangélicos, no entanto, não restringem sua atuação à sua orientação religiosa. Na pauta de seus mandatos, também estão projetos e discussões de interesse de todos os manauaras.

Dessa forma, o estreante Joelson Silva disse que pretende atuar no Parlamento municipal. “A população pode esperar um parlamentar antenado e atuante às questões sociais e às mudanças da sociedade, dando prioridade ao bem estar das famílias amazonense”, disse.

Joelson disse também que já tem vários projetos e indicações em mente, mas deixará para fazer na hora oportuna. “Vou primeiro passar pelo período de adaptação na Casa, aprender melhor os trâmites”, frisou o parlamentar.

Beijo lésbico na TV e família tradicional

A maioria dos vereadores da bancada são ferrenhos defensores da "família tradicional". É o caso de Amauri Colares.

No dia 23 de março, Amauri Colares subiu à tribuna da CMM para criticar o beijo entre as atrizes Fernanda Montenegro e Natália Timberg na trama de "Babilônia", novela exibida pela TV Globo. Para Amauri, "as formas abusivas das mídias televisivas que vem invadindo os lares".

"O poder de manipulação e alienação exercido pela televisão, impondo padrões, antes nem cogitado pelo cidadão, vem influenciando crianças e adolescentes", afirma à época.

"(...) duas senhoras beijando na boca, senhoras que representam modelos de seriedade e respeito, onde desde pequenos somos ensinados a copiar e seguir os mais idosos. Como reagir a essa afronta? Como explicar as nossas crianças a verdade? Precisamos ser um referencial", completou.

O mais novo representante da bancada, Joelson Silva, destacou em seu discurso de posse que também seguirá essa linha, mas fez a ressalva de que vai respeitar o "direito que têm outras pessoas". Joelson disse que será "um defensor incansável da família tradicional", visto que, tem seus princípios religiosos definidos.

“Venho de uma base religiosa que me dá esse fundamento de família tradicional, sempre com todo o respeito do direito que tem outras pessoas”, disse o parlamentar. Joelson, que pastor da Igreja Assembleia de Deus (Iadam), agradeceu o apoio da instituição, citando o pastor Jonatas Câmara e pastora Ana Lúcia e o deputado federal Silas Câmara (PSD).

Bancada evangélica da CMM

1 - Marcel Alexandre (PMDB)

2 - Amauri Colares (Pros)

3 - Pastora Luciana (PP)

4 - Roberto Sabino (Pros)

5 - Joelson Silva  (PHS)

6 - Walfran Torres (PTC)

7 - Luis Mitoso (PSD)

8 - Luis Neto (PSDC)

9 - Vilma Queiroz (Pros)

10 - Professor Samuel (Sem partido)

11 - Francisco Jornada (PDT)

12 - Reizo Castelo Branco (PTB)

13 -  Felipe Souza (PTN)

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.