Publicidade
Cotidiano
Notícias

Banco de Leite do Amazonas anuncia ampliação

A rede de postos de coleta será ampliada com a meta de aumentar o cadastro de doadoras. Atualmente, o Banco de Leite do Amazonas conta com o suporte de três postos de coleta 08/03/2013 às 18:21
Show 1
Banco de Leite Humano quer ampliar rede de coleta
acritica.com* ---

O Banco de Leite Humano do Amazonas, que funciona nas dependências da Maternidade Ana Braga, vai ampliar a sua rede de postos de coleta e estabeleceu como meta, para este ano, dobrar o número de doadoras cadastradas. O banco é um dos três em funcionamento na rede estadual de saúde. Em 2012, recebeu 912 litros de leite, que beneficiaram os bebês prematuros nascidos nas maternidades públicas da capital.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o próximo posto de coleta a fazer parte da rede do Banco de Leite do Amazonas será implantado no Hospital e Maternidade Chapot Prevost, que funciona na Zona Leste da cidade. Uma parceria com o Hospital e Maternidade Santo Alberto também deve assegurar a abertura de um posto de coleta, naquela unidade da rede particular de saúde.

Atualmente, o Banco de Leite do Amazonas conta com o suporte de três postos de coleta. Eles funcionam na Maternidade Nazira Daou, na zona Norte, no Hospital Vó Mundoca, no município de Borba (distante 150 quilômetros de Manaus) e na Maternidade Municipal Dr. Moura Tapajoz, da Prefeitura de Manaus.

A coordenadora do Banco de Leite do Amazonas, enfermeira Elizabeth Hardman, disse que o serviço de captação de doadoras será intensificado. “Começamos o ano com bons resultados. Tínhamos 114 mães cadastradas e já chegamos ao número de 135”. Segundo ela, o tema está contemplado na programação de cursos e capacitações deste ano, voltada para os funcionários da maternidade Ana Braga e, também, nas ações de educação em saúde que têm como público-alvo as grávidas.

Um curso de 20 horas sobre Aleitamento Materno está sendo organizado e vai contemplar todos os funcionários da maternidade, como parte do processo de sensibilização da equipe para envolvimento das ações de promoção, proteção e apoio do aleitamento. Na última semana de cada mês, as grávidas referenciadas pelas Unidades Básicas de Saúde da Zona Leste também participam de um curso sobre os cuidados na gestação, pré-parto, parto e puerpério. Entre outros assuntos, o curso reforça a importância do gesto de doar o leite materno.

As mães interessadas em ser doadoras para o Banco de Leite do Amazonas que funciona na Maternidade Ana Braga, podem entrar em contato com a equipe do serviço pelo telefone 3214-9089, no horário de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. 

Além do Banco de Leite do Amazonas, a rede estadual de Saúde conta, ainda, com o Banco de Leite Humano Fezinha Anzoategui, unidade anexa ao Instituto da Mulher Dona Lindu, no bairro de Adrianópolis, Zona Centro-Sul; e o Banco de Leite Humano Azilda Marreiro, na maternidade de mesmo nome, que funciona na Zona Norte da cidade.

*Com informações da Assessoria

Publicidade
Publicidade