Domingo, 26 de Maio de 2019
PADRÃO OURO

Bancos de Leite Humano recebem Certificado de Excelência por desempenho em 2016

 A Certificação é concedida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, coordenado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), com o apoio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde



BANCO_LEITE03333.JPG
 A Certificação é concedida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano
28/12/2016 às 17:13

Os Bancos de Leite Humano da Maternidade Ana Braga, Maternidade Azilda Marreiro e do Instituto da Mulher receberam neste mês de dezembro o Certificado de Excelência na Categoria A – Padrão Ouro, pelo seu desempenho em 2016.

 A Certificação é concedida pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, coordenado pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), com o apoio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Ministério da Saúde.

 O secretário de Estado de Saúde, Pedro Elias de Souza, destaca que os três bancos de leite humano, mantidos pelo Governo do Estado do Amazonas, alcançaram o padrão de qualidade máximo exigido pelos órgãos fiscalizadores. “Os bancos são as unidades responsáveis por coletar leite humano, pasteurizar esse leite e disponibilizar para que possa ser disponibilizado para os bebês prematuros internados nas Unidades de Terapia Intensiva das maternidades estaduais e também da rede privada e que não podem ser alimentados por suas mães”, explica.

 A certificação é um reconhecimento pela atenção dada por estes serviços, à qualidade do leite humano ordenhado, através da adoção de um sistema que registra o processo de coleta, seleção, classificação, acondicionamento, distribuição e níveis de perda do leite processado.

 Monitoramento
 A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, faz o monitoramento diário dos indicadores dos serviços credenciados a fim de assegurar, principalmente, a qualidade do leite processado. O programa de credenciamento é uma ação reguladora, que avalia o funcionamento das unidades dentro de padrões já normatizados.

As equipes que trabalham nos Bancos de Leite Humano participam de um programa permanente de capacitação visando garantir a qualidade de todas as etapas do processo, desde o recebimento do leite doado, a avaliação, seleção e classificação do leite, a pasteurização do produto e sua distribuição.

*Com informações da assessoria. 


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.