Publicidade
Cotidiano
Notícias

Bar do Centro de Manaus promove o “Especial Vinicius de Moraes”

Bar Caldeira faz uma homenagem a Vinicius de Moraes desta quarta-feira (11) até o dia 13 de setembro, data que marca a visita histórica que o Poetinha fez ao local em 1974 10/09/2013 às 09:15
Show 1
Bar guarda até hoje registros da passagem de Vinicius pelo local
JONY CLAY BORGES ---

Todos os anos, o Bar Caldeira faz uma homenagem a Vinicius de Moraes no dia 13 de setembro, data que marca a visita histórica que o Poetinha fez ao local em 1974. Este ano, o tributo se soma às comemorações pelo centenário de nascimento de Vinicius e pelos 50 anos do Caldeira, promovendo uma programação cultural desta quarta-feira (11) até sexta-feira (13), com shows musicais, declamação de poemas e uma exposição com obras inspiradas na figura do célebre poeta carioca.

A programação do “Especial Vinicius de Moraes” no Caldeira inicia nesta quarta-feira (11), às 20h, com shows musicais e recital de poesias, com a participação do grupo Formas em Poemas e do poeta Dori Carvalho. Na mesma noite, será aberta a exposição de arte, num novo espaço anexo ao bar da José Clemente (leia mais no Box).

Na quinta-feira (12), às 19h, o Caldeira inaugura a sua “Calçada da Fama”. Na calçada em frente ao bar, serão fixadas estrelas (placas comemorativas) de Vinicius de Moraes e de três outros sambistas ilustres: Sílvio Caldas, Jair Rodrigues e Jamelão, que passaram pelo bar do Centro de Manaus entre as décadas de 1960 e 1980. Logo após, o tributo segue com show de MPB e Bossa Nova, a cargo do músico Rinaldo Buzaglo e do Quinteto Primas e Bordões.

A homenagem a Vinicius culmina com um show de Ivo Espírito Santo e banda na sexta-feira, dia 13 – coincidentemente, a visita histórica do Poetinha do Povo Brasileiro ao bar de Manaus também aconteceu numa sexta.

“O Vinicius de Moraes esteve aqui, no dia 13 de setembro de 1974, e passou o dia inteiro no bar”, comenta Carbajal Gomes, proprietário do Bar Caldeira. Até hoje, ele mantém nas paredes do local os registros da ocasião – uma foto do poeta e diplomata, ao lado de outros frequentadores do bar, e uma declaração escrita por ele falando da visita ao boteco baré.

“O Caldeira é o bar do Vinicius em Manaus. É um lugar riquíssimo em História. E mantemos a tradição, não deixamos perder essa essência”, sentencia Carbajal.

Imagens do poeta

Um dos destaques da programação especial, a exposição de arte terá caricaturas e ilustrações inspiradas na figura de Vinicius de Moraes. A mostra terá criações de vários artistas visuais, cartunistas, chargistas, designers e fotógrafos de Manaus, alguns deles frequentadores do Bar Caldeira. Na lista estão Romahs, Hadna Abreu, Anibal Turenko Beça, Gilmal, Eunukis Aguiar, Júnior Lima, Euros Barbosa, Márcio Almeida, Reginaldo Moreira, Elvis Braga, Marius Bell e Laís Borges.

Rohmas, que é cartunista de A CRÍTICA e um dos fregueses costumeiros do Bar Caldeira, comenta que o projeto da mostra fluiu de forma fantástica. “Ela vai congregar os artistas, trazendo nomes como Hadna e Turenko, que há algum tempo vêm quebrando a distância entre as artes plásticas e o cartum”, afirma. Para ele, o tributo a Vinicius será uma comemoração múltipla: “É como se estivéssemos celebrando a nossa própria arte e também o samba, que é a cara do bar, além de um artista que todos adoramos, que é o Vinicius de Moraes”.

Galeria em novo espaço

A exposição de caricaturas e ilustrações em homenagem a Vinicius de Moraes marcará a inauguração de um novo espaço do Caldeira, anexo ao bar, com acesso pela José Clemente, onde serão servidas refeições e petiscos. Além disso, o ambiente climatizado deverá abrigar exposições de arte e eventos culturais.

“Quem tiver um livro e quiser fazer uma sessão de autógrafos, ou quem quiser expor suas obras, poderá fazer ali”, antecipa Carbajal Gomes, que cedeu o local para a exposição em homenagem a Vinicius. “Entre nossos frequentadores tem muita gente da música, da literatura, das artes plásticas e até da caricatura. Como íamos fazer o sarau, eles sugeriram fazer um trabalho artístico, e cedi esse espaço para eles exporem as obras”.

Romahs vê com bons olhos a abertura do espaço para exposições e eventos culturais. “O bar tem a coisa da boemia, e acho legal a ideia dele virar um centro cultural, congregar essas artes todas”, avalia.

O Bar Caldeira mantém hoje uma programação de música ao vivo de terça a domingo, com shows de samba, chorinho e MPB. As atrações da casa incluem os grupos Fino do Samba, Calçada e Piolho de Cobra, entre outros.

Serviço

O que é: Especial Vinicius de Moraes no Bar Caldeira

Onde: Rua José Clemente, 237, Centro, esquina com Lobo D’Almada

Quando: nesta quarta-feira (11), às 20h; na quinta (12), às 19h; na sexta(13), às 20h

Quanto: Aberto ao público

Informações: (92) 9982-7535


Publicidade
Publicidade