Quarta-feira, 13 de Novembro de 2019
Notícias

Barcos para Parintins: entrega de passes a partir de 17 de junho

A Marinha continua o trabalho de inspeção aos barcos, iniciada em maio, visando a segurança dos passageiros que se deslocarão das diversas cidades do Amazonas e do Estado vizinho do Pará



1.jpg No ano passado, mais de 300 embarcações aportaram em Parintins no festival
10/06/2013 às 18:16

A Capitania dos Portos do Amazonas começará a entregar o passe para o Festival Folclórico de Parintins aos proprietários e comandantes de embarcações, já vistoriadas na “Operação Parintins”, a partir do dia 17 de junho.

A Marinha continua o trabalho de inspeção aos barcos, iniciada em maio, visando a segurança dos passageiros que se deslocarão das diversas cidades do Amazonas e do Estado vizinho do Pará. A fiscalização começará a partir do dia 24 de junho, quando são previstos 150 barcos zarparem do porto de Manaus com destino a cidade do folclore, para o Centenário dos bumbás Garantido e Caprichoso.



“O passe possibilita maior mobilidade e menos transtornos aos passageiros. As embarcaçõe, que já tiverem esse documento, terão uma abordagem mais rápida e não menos rigorosa, informou o comandante da Capitania dos Portos do Amazonas, o capitão de mar e guerra, Paulo Cesar Machado.

O comandante disse que na operação serão utilizados dois navios patrulha fluvial, três helicópteros, 20 lanchas rápidas, jet-skis e as lanchas das Capitanias dos Portos de Parintins e Itacoatiara. A operação reune Marinha, Polícia Federal, Conselho Tutelar e outros órgãos.

Barreiras fluviais em duas cidades
 Serão montadas barreiras nos portos de Itacoatiara e Parintins que farão abordagens as embarcações. No ano passado, de acordo com a Capitania dos Portos, 304 barcos aportaram na orla da Ilha Tupinambarana.

“Este ano, estimamos que esse número de embarcações deva aumentar por conta da festa dos 100 anos dos bois e da inauguração do novo Bumbódromo, que receberá a presença da presidente da República, Dilma Rousseff”, acentuou o capitão de mar e guerra.

A demanda no transporte fluvial rumo a cidade de Parintins apresenta pico elevado entre a quarta e quinta-feiras da semana do festival. “São os dias que os barcos saem em grande quantidade de uma só vez”, completa o capitão Paulo Cesar, que esteve ontem em Parintins.

A inspeção para barcos de pequeno, médio e grande porte pode ser solicitada nos portos da Capitania em Manaus, sito a rua José dos Inocentes, Centro e nas agências de Manacapuru e Itacoatiara. São veriicadas na vistoria as condições fisicas, equipamentos de segurança e a capacidade das embarcações de recreio.



Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.