Quinta-feira, 02 de Julho de 2020
medidas

Base militar em Goiás receberá brasileiros em quarenta por coronavírus

Brasileiros no epicentro da epidemia de coronavírus, na China, devem chegar no sábado à base aérea de Anápolis (GO)



xAnapolis01.jpg.pagespeed.ic.2tTtrr7iOa_057DF7D0-3ED8-4556-8248-FF2AEBAA0C72.jpg Foto: Divulgação / FAB
05/02/2020 às 08:45

Os brasileiros no epicentro da epidemia de coronavírus, na China, devem chegar no sábado à base aérea de Anápolis (GO), onde ficarão em quarentena por 18 dias, informou nessa terça-feira (4) o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

Duas aeronaves reservas da frota presidencial, cada uma com capacidade para 30 passageiros, deixarão o Brasil na quarta-feira. A previsão é que cheguem em Wuhan na madrugada de sexta e estejam de volta ao Brasil no sábado.



Os aviões farão quatro paradas técnicas, tanto na ida quanto na volta, nas cidades de Fortaleza, Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Ürumqi (China). Nas paradas, segundo Azevedo, todos terão que permanecer a bordo.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, a operação de retirada já foi autorizada pelo governo chinês. Até agora, 29 pessoas confirmaram que querem voltar ao Brasil. Destas, 25 brasileiros, sendo sete crianças, e quatro chineses, familiares dos brasileiros.

O ministro da Defesa informou ainda que todas as pessoas que participarem da operação, incluindo pessoal militar e médico, ficarão também em quarentena.

Segundo Azevedo, a base aérea de Anápolis poderá ser usada para as fases branca - sem sintomas - e amarela, em que podem aparecer alguns sintomas iniciais, e os repatriados ocuparão unidades individuais dentro da base. Na chamada fase vermelha, em que o caso pode ser confirmado, a pessoa será transferida para Brasília, para um dos hospitais de referência para tratamento do coronavírus.

O governo enviou nesta terça-feira ao Congresso projeto de lei em regime de urgência criando a possibilidade de quarentena que terá de ser cumprida. Entre as medidas previstas estão o isolamento e a realização de exames e tratamento compulsórios.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.