Publicidade
Cotidiano
Saúde

Beba mais água: hidratação em dia traz benefícios para o organismo e até afasta doenças

Líquido é essencial para todos os processos corporais, e sua deficiência no organismo pode causar desde queda de rendimento no trabalho até doenças como cálculo renal 25/09/2016 às 06:00
Show vida062510 p01r
Manter os níveis de líquido em equilíbrio com as necessidades do organismo produz efeitos benéficos diversos
Jony Clay Borges Manaus (AM)

Todo mundo já ouviu falar, provavelmente bem mais de uma vez, sobre a importância da água e sobre a recomendação de se consumir ao menos dois litros do líquido por dia. Mas o fato é que toda essa insistência tem razão de ser: a água responde por 60% da composição corporal, em média, sendo essencial para todos os processos metabólicos do organismo. Em outras palavras, o corpo não funciona sem ela.

“Depois do oxigênio, é da ausência de água que mais o organismo sentirá falta, daí a importância de ser mantida uma boa hidratação corporal”, afirma Cristiano Paiva, urologista da Clínica UroCentro, de Manaus. Segundo ele, mesmo uma pequena redução na quantidade de água no organismo será sentida: com 1% a menos do líquido, por exemplo, a pessoa sente sede, e com 2% a menos, já rende menos no trabalho.

“Com 5% (menos água no corpo), a pessoa se sente mal, confusa e desorientada. A resistência ao estresse também diminui e a pessoa sente náuseas”, explica Paiva, que também é docente nas universidades Federal e Estadual do Amazonas. Entre outros sintomas da desidratação, ele enumera dores de cabeça, fadiga, concentração baixa, boca seca, urina concentrada e escura, pele ressecada e irritada, tontura, queda da pressão arterial, confusão mental e até morte.

Benefícios da hidratação
À parte os riscos da desidratação, manter os níveis de líquido em equilíbrio com as necessidades do organismo produz efeitos benéficos diversos – um vídeo hoje circulando nas redes sociais aponta diversos deles (confira no final desta matéria). Isso porque a água contribui para processos importantes como a regulação da temperatura corporal, a absorção e o transporte de nutrientes, e até para o emagrecimento, como destaca Paiva.

“Além de reduzir a retenção de líquidos, ela traz sensação de saciedade. Assim, ingerir dois ou três copos antes da refeição ajuda a controlar o apetite. Sem contar que não tem nenhuma caloria”, aponta o urologista.

Outro efeito benéfico da boa hidratação pode ser visto à flor da pele – literalmente. É que a água contribui para manter a pele bonita, revitalizando células e mucosas. “Na pele, isso resulta numa hidratação de dentro para fora. Portanto, ela constitui o método mais barato e eficaz para evitar o ressecamento e a descamação”.

Atenção ao corpo
Mas como saber se o seu organismo precisa de água? A sede, segundo Paiva, alerta quando a quantidade de líquidos está abaixo do ideal, mas com frequência é relegada a segundo plano.

“Algumas condições, como frio, estresse no trabalho e, principalmente, falta do hábito de beber água, levam-nos a manter sempre nossas reservas no limite. Por isso, não espere a sede chegar e o seu corpo já sentir as consequências da desidratação – que muitas vezes são cumulativas e irreversíveis”, orienta ele.

Essas consequências, segundo o urologista, incluem a queda no desempenho do cérebro – em torno de 30% com 5% a menos de água no corpo, por exemplo – até a dificuldade no funcionamento do coração e a perda de função renal.

“Outra consequência muito comum é o surgimento da calculose urinária que pode resultar em dor significativa, infecções urinárias graves e perda do rim acometido, sendo uma das causas mais frequentes de consultas com o urologista”, diz.

Então, lembra daqueles dois litros de água por dia? Aproveite mais essa deixa e inclua de vez o consumo de líquido a seu dia a dia. Não custa quase nada – e faz um bem enorme!

FRASE
“Não espere a sede chegar e o seu corpo já sentir as consequên- cias da desidratação – que muitas vezes são cumulativas e irreversí- veis. Reabas- teça seu organismo com frequência com no mínimo 2 litros desse precioso líquido diariamente. Em medidas caseiras, essa quantidade representa cerca de oito a 10 copos diariamente”
Cristiano Paiva, urologista

LISTA
Água faz bem para você – conheça alguns benefícios

  • Ela ajuda a regular a temperatura do corpo, por meio da transpiração
  • Contribui para desintoxicar o organismo, não só pela eliminação da urina, mas auxiliando na diluição e expectoração do muco pulmonar, e na formação das fezes
  • Auxilia na absorção e no transporte de nutrientes e glicose, e na distribuição pelo organismo via corrente sanguínea
  • Ajuda a emagrecer, pois aumenta a sensação de saciedade, o que contribui para o controle do apetite
  • Mantém a pele bonita, pois promove a revitalização de células e mucosas

LISTA
Dicas para incluir a água no seu dia a dia

Tenha por perto: se você passa muito tempo preso a um ambiente ou mesa de trabalho, buscar água será sempre um dilema. Tenha uma garrafa à mão na mesa ou na bolsa. Vale também para a academia!

Primeiro copo: inclua a água em sua rotina logo no início do dia. “Sempre recomendo a meus pacientes começar o dia com um copão de água, ativando o cérebro, os rins e todo o resto do organismo”, comenta o urologista Cristiano Paiva

Com sabor: se a água pura não incentiva a beber, experimente opções aromatizadas caseiras, adicionando pedaços de melancia ou folhas de hortelã à jarra

Use o smartphone: vários aplicativos disponíveis hoje ajudam a lembrar a hora de beber mais água. E também é possível criar alertas no próprio aparelho

Antes da refeição: beber um copo grande de água minutos antes de comer ajuda a perder peso, dizem estudos. Desenvolver esse hábito, portanto, pode ajudar tanto no consumo de água quanto no controle do peso

Tem água também: consumir alimentos ricos em água é outra forma de ajudar na hidratação. “Se dois litros de água lhe parecem demais, saiba que parte da ingestão diária pode ser suprida com outras fontes, como sucos, água de coco, leite, frutas, chás e sopas”, sugere Paiva

Publicidade
Publicidade