Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
Bruna Souza

Beneficiários do Bolsa Família ainda procuram agências atrás de suposto bônus nesta segunda-feira

Notícia de suposto bônus oferecido pelo Governo Federal levou muita gente até agências da Caixa Econômica Federal em algumas cidades, inclusive em Manaus



1.png Notícia do suposto bônus movimentou agências da Caixa Econômica desde o domingo
20/05/2013 às 13:42

Famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família lotaram as agências da Caixa Econômica Federal (CEF) na manhã desta segunda-feira (20), após boatos do cancelamento do programa e do recebimento de um suposto bônus oferecido pelo Governo Federal no mês das mães. Das três famílias entrevistas pela equipe de reportagem, duas garantiram que receberam o bônus, mas não souberam informar se o aumento era referente à ampliação do programa anunciado pela presidenta Dilma Roussef no dia 19 de fevereiro de 2013. 

A doméstica Soraya Batista de Souza, 23, esteve desde as primeiras horas da manhã na fila da agência bancária, localizada na avenida Brasil, no bairro Compensa, Zona Oeste de Manaus, depois de ser informada por uma vizinha que havia recebido o bônus do governo ainda na noite de domingo (19).


“Minha vizinha me disse que recebeu o bônus e que o benefício poderia ser sacado apenas até a meia noite de domingo. Vim mesmo assim hoje (segunda), mas só minha mãe recebeu o dinheiro. Eu infelizmente não recebi nada” disse a doméstica triste.

Maria Nascimento Pereira, 30, foi uma das poucas que conseguiu retirar o suposto bônus durante a manhã desta segunda-feira. “Eu também fiquei sabendo do bônus e vim receber, mesmo não acreditando que fosse verdade, mas quando fui ver a conta, tinham R$300 e eu costumo receber só R$140. Deve ser realmente por causa desse bônus do dia das mães, agora vou à feira fazer compras para os meus filhos”, disse a dona de casa.

A agricultora Elzinete Terço Viera, 43, também foi informada por um vizinho sobre o bônus e se deslocou junto com a família da comunidade do Mipinguaú, localizada às margens do rio Negro até a agência da Caixa.

“O boato sobre o pagamento de bônus que seria dado às mães das crianças beneficiadas pelo programa chegou lá na comunidade, e acordamos bem cedo para vir à Manaus para receber o benefício. Eu espero ganhar porque estou precisando desse dinheiro”, relatou a agricultora.

Elzinete veio até a capital amazonense com a filha, a neta de apenas dois anos e uma vizinha e após aguardar na fila cerca de 40 minutos para verificar a conta em um dos caixas eletrônicos do banco, ela descobriu que não havia nenhum bônus em sua conta.

 “Fico triste porque gastei dinheiro para vir até Manaus e agora minha preocupação é referente ao cancelamento do programa que ajuda muito na renda da minha família”, relatou.

Resposta Governo

A secretária adjunta da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e coordenadora do Programa Bolsa Família no Amazonas, Nádia Lúcia da Costa, negou o cancelamento do programa e disse que nenhum bônus em comemoração ao dia das mães foi liberado pelo Governo Federal.


“Esse boato aconteceu de boca em boca e não é verdade. Não foi feito nenhum tipo de repasse referente a pagamentos extras e se tivesse algum bônus, com certeza teria sido divulgado amplamente na imprensa nacional. Qualquer mudança ou alteração no programa são feitas por meio de uma nota oficial, pronunciados pela presidenta Dilma ou pela ministra do desenvolvimento social e combate à fome, Tereza Campelo, fato que não aconteceu”, declarou.

A secretária ainda salientou que quaisquer dúvidas referentes ao programa, que não sejam de forma oficial, os beneficiários devem procurar a Secretaria de Assistência Social ou se informar pelo telefone 0800-7072003 ou pelo telefone 61 3433-1500 do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para evitar que novos tumultos aconteçam.

Na próxima segunda-feira (27), está programada uma reunião com aproximadamente 200 gestores municipais do ‘Bolsa Família’ no Amazonas para falar sobre as novas propostas do benefício que visa à erradicação da fome no país, e repassar as informações do Governo Federal que investiga de onde partiram os boatos sobre o cancelamento do programa social.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.