Publicidade
Cotidiano
RECONHECIMENTO

Benefícios extras ajudam empresas a incentivar desempenho de funcionários

Grandes empresas do Amazonas investem emprogramas de incentivo e oferecembenefícios para estimular os colaboradores 19/12/2016 às 11:35 - Atualizado em 19/12/2016 às 11:51
Show abrh1
Reconhecimento e vantagens ajuda empresa a manter os funcionários no quadro (Foto: Divulgação)
Geraldo Farias Manaus (AM)

Empresas do Amazonas oferecem benefícios extras a seus funcionários como forma de incentivá-los. Segundo o diretor de projetos estratégicos e inovações da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-AM), José Wilson Falcão, oferecer benefícios faz parte da política de atração e retenção de talentos dentro das organizações.

Falcão frisou que a indústria é mais agressiva nesse quesito pois torna-se um diferencial para a pessoa não buscar oportunidade em outro segmento, enquanto o comércio tem se utilizado dessa política para diferenciar seus atrativos.

O diretor da ABRH citou exemplo das empresas e os benefícios oferecidas por elas no Amazonas. A Whirpool, fabricante de eletrodomésticos, oferece auxílio enxoval para seus funcionários. A Moto Honda da Amazônia garante descontos na aquisição de óculos, por exemplo.

O gerente de recursos humanos da Samsung, David Vital, informou que todas as empresas associadas com o Sindicato dos Metalúrgicos no Estado possuem um acordo de oferecerem o auxílio creche, mas a empresa possui um diferencial de acompanhamento das crianças.

“Aqui o tratamento é diferenciado, pois nós colocamos a disposição dos nossos funcionários ônibus para levarem as crianças até as creches, com monitores para cuidado das crianças”, explicou.

Programa do Sidia incentiva resultados

No SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia um dos atrativos, lançado recentemente, é o Programa de Reconhecimento Trimestral, que passou a premiar os funcionários que apresentam os melhores resultados no exercício de suas atividades diárias.

A iniciativa, segundo o gerente de Recursos Humanos do SIDIA, Edimar Freitas, é uma forma de reconhecer o talento, esforço e iniciativa dos colaboradores que contribuíram para melhorar os resultados da empresa. Ele ressalta que a satisfação dos funcionários influencia diretamente no desempenho da empresa, já que um local de trabalho que não valoriza a mão de obra tem grande rotatividade de pessoal. “Quem oferece um bom ambiente de trabalho é capaz de atrair e manter talentos e é isso que queremos”, frisou.

O Programa de Reconhecimento do SIDIA premia iniciativas e projetos de funcionários nas categorias redução de custo, inovação e criatividade e melhorias de processos. Os colaboradores são indicados pelos gerentes e coordenadores e, a cada três meses, tem uma cerimônia de entrega da premiação.

Instalado em Manaus, o SIDIA atua na criação e supervisão da qualidade de softwares embarcados para celulares, tablets smart TVs, wearebles, entre outros.

 

Por José Falcão, diretor da ABRH-AM

“O benefício mais comum oferecidos pelas empresas do Amazonas é o Plano de Saúde. Podemos enumerar diversos tipos de benefícios como, por exemplo, desconto para compra de medicamentos, desconto para aquisição de óculos, material escolar, gêneros alimentícios, aporte para curso superior, auxílio babá, enxoval para as grávidas, dentre outros. Oferta de plano de previdência privada tem sido comum nas grandes corporações, que o implementam com objetivo de estabelecer com seus colaboradores uma relação de longo prazo. Enfim, ter uma política de benefícios é um diferencial para atrair e manter talentos em sua organização, pois normalmente as pessoas consideram isso no momento de tomar a decisão de optar pelo ingresso ou aceitar um convite para trabalhar em determinada empresa"

Publicidade
Publicidade