Publicidade
Cotidiano
Notícias

Benjamin Constant (AM) recebe médicos de Cuba para a atenção Básica

Os médicos chegaram em Tabatinga vindos de Manaus por volta das 16 horas e foram recebidos por militares da Marinha 01/11/2013 às 21:12
Show 1
Além deles chegaram também outras duas médicas cubanas destacadas para trabalhar na vizinha cidade de Atalaia do Norte, Ana Rita Gomez Malcon a Anaiz Rivera Gonzalez, também de Cuba
Eduardo Gomes Benjamin Constant (AM)

Benjamin Constant, a 1.116 quilômetros de Manaus e com uma população de 37 mil habitantes - região do Alto Solimões, fronteira com o Peru - recebeu neste final de tarde de sexta-feira (01), dois médicos cubanos contratados pelo programa “Mais Médicos” do governo federal que vão atuar na atenção básica à saúde.

Ricardo Alfredo Carillo Peres, (47) e sua esposa Sandra Felícia Villavicêncio Valdez, 47, desembarcaram no porto e foram recebidos pela prefeita Iracema Maia (PSD) e o vice-prefeito João Vieira, Negão (PT), secretários municipais e vereadores. O casal é natural de Santa Clara, região central de Cuba.

Os médicos chegaram em Tabatinga vindos de Manaus por volta das 16 horas e foram recebidos por militares da Marinha. Além deles chegaram também outras duas médicas cubanas destacadas para trabalhar na vizinha cidade de Atalaia do Norte, Ana Rita Gomez Malcon a Anaiz Rivera Gonzalez, também de Cuba.

De Tabatinga os quatro médicos acompanhados por militares da Marinha seguiram de lancha até Benjamin Constant, percorrendo uma distância de 60 quilômetros em pouco mais de 40 minutos.

Eles receberam as boas vindas da prefeita Iracema Maia, do vice-prefeito João Vieira, vereadores e secretários municipais, liderados pela secretária municipal de Saúde Cleuda Salvador.

MEDICINA CHINESA

Solícito, Ricardo Alfredo já sentiu logo no desembarque o contato com a realidade local, quando uma indígena idosa acompanhada de uma criança o abraçou de forma carinhosa.

Ainda no flutuante de desembarque Ricardo Alfredo recebeu agradecimentos de alguns moradores de Benjamin Constant por virem atuar na cidade.

A julgar pelo currículo do casal, a qualidade dos profissionais é bem acima da média da região. Ricardo Alfredo é mestre em acupuntura e medicina chinesa, segundo revelou. “Eu sou especialista em clínica geral”, afirmou. Já sua esposa Sandra Felícia é especialista em radiologia.

Benjamin Constant cuja sede conta com uma população de 25 mil habitantes, conta com uma rede de quatro Unidades Básicas de Saúde na área urbana e um hospital de média e baixa complexidade e com um quadro de onze médicos.

Para a prefeita Iracema Maia, a vinda dos médicos cubanos vai reforçar o atendimento das unidades de saúde da cidade.

“Estamos ampliando todas as unidades e com esses profissionais, vamos poder oferecer à população um melhor atendimento médico”, afirmou.

Já as médicas Ana Rita Gomez e Anaiz Rivero Gonzalez retornaram à Tabatinga para serem recebidas pelo prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, quando então seguirão em companhia dele para o município onde irão atuar também na atenção básica à saúde.

Publicidade
Publicidade