Publicidade
Cotidiano
Missa e conclave

Bento XVI é homenageado antes de realização do Conclave

A homenagem ao papa emérito foi feita durante uma missa realizada na basílica de São Pedro no Vaticano 12/03/2013 às 07:50
Show 1
Começa hoje o conclave que vai escolher novo papa
acritica.com * ---

O papa emérito Bento XVI foi homenageado pelo decano do colégio cardinalício, Angelo Sodano durante a missa “ Pro Pontífice Eligendo” realizada nesta terça-feira (12), na basílica de São Pedro, no Vaticano.  A missa antecede o início do conclave que vai escolher o novo papa.

Sodano elogiou o pontificado de Joseph Ratzinger que recebeu do cardeal o adjetivo de “ luminoso”. O cardeal também agradeceu a Deus pela assistência amorosa à Santa Igreja e manifestou também gratidão a Bento XVI.

A primeira votação do conclave está marcada para as 17h( 13h de Brasília) desta terça-feira (12). Uma hora antes, os cardeais vão se reunião na Capela Paulina localizada dentro do Vaticano e seguem em procissão até a Capela Sistina. Nesta terça, haverá apenas uma votação, diferente dos demais dias onde são realizadas quatro votações por dia, geralmente duas pela manhã e duas pela tarde. De acordo com o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, a previsão é que a fumaça branca, no caso da eleição do papa, ou escura, se não houver consenso, seja emitida pela chaminé da Capela Sistina por volta das 20h (16h de Brasília).

A escolha do novo papa será feita por  115 cardeais, entre eles, cinco brasileiros. São aptos a votar apenas os cardeais com menos de 80 anos. Durante o conclave, os cardeais ficam confinados na Capela Sistina. A votaçãoa é feita com cada cardeal anotando o nome de seu candidato em uma cédula que é depositada em uma urna. Será declarado papa quem obtiver dois terços mais um dos votos , ou seja, pelo menos 77 votos.

 (*) Com Agência Brasil, agências internacionais e UOL)

Publicidade
Publicidade