Publicidade
Cotidiano
Notícias

BMW Série 4 Coupé será a atração do Salão de Frankfurt

O veículo será conhecido primeiro pelos alemães, mas fotos de divulgação já revelam que não há diferenças visuais entre este e o antecessor do série 3  22/06/2013 às 11:23
Show 1
A Série 4 será formada pelas versões cupé e conversível do Série 3. com espaço para uma futura versão Gran Turismo. Do lado de fora, 3 e 4 são iguais
jornal a crítica Manaus (AM)

A versão definitiva do Série 4 é, na prática, a configuração cupê do sedã Série 3. O BMW, que foi revelado, ainda como protótipo, durante o Salão de Genebra (Suíça), em março, será a atração da montadora alemã na mostra automotiva de Frankfurt (Alemanha), em setembro.

Substituto do Série 3 Coupé, o novo carro é maior que seu predecessor. Cresceu 2,6 centímetros no comprimento, 4,3 cm na largura e 5 cm na distância entre-eixos. Mesmo assim, o modelo é 45 quilos mais leve. A altura foi reduzida em 1,6 centímetro em relação ao modelo anterior.

Há diversas versões de motores, sendo duas a gasolina. Entre elas, a de entrada é a 2.0 de quatro cilindros, com turbo, que gera 242 cv de potência. O câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de oito.

Há, ainda, um 3.0 aspirado, de seis cilindros em linha e potência de 302 cv. Essa opção é oferecida somente com a transmissão automática.

Nas versões a gasolina, a tração é sempre no eixo traseiro. No caso das configurações com motores a diesel, deverá haver tração nas quatro rodas na lista de itens opcionais.

O lançamento do Série 4 na Europa ocorrerá no fim deste ano. No Brasil, o modelo deve chegar em 2014.

Rivalidade

O principal concorrente do Série 4 é o A5. O modelo da Audi, que compartilha plataforma com o A4, foi lançado em 2007 e recebeu a primeira reestilização no ano passado.

O Audi traz duas opções de carroceria, de duas e quatro portas. Por ora, esta não estará disponível no Série 4, mas estima-se que em breve passe a integrar a linha BMW.

Outro concorrente do Série 4 é o Classe C Coupé. O Mercedes-Benz está disponível também no mercado brasileiro e traz apenas duas portas.

Variante conversível

Enquanto a BMW revela imagens do cupê Série 4, sua variante conversível já tem sido flagrada rodando em rodovias na Europa. A agência Carparazzi flagrou o carro de teto removível participando de testes com pouca camuflagem.

No visual, o conversível é praticamente igual ao cupê. A diferença está na ausência da coluna B (central). A linha de motores também seguirá a cartilha da versão fechada.

Considerando o estágio avançado de desenvolvimento, é possível que o Série 4 Cabrio seja mostrado ao público juntamente com o cupê, durante o Salão de Frankfurt.

Série 2 Coupé

A BMW prepara o lançamento do Série 2 Coupé para o fim deste ano. O novo modelo será baseado no hatch Série 1, com o qual dividirá motores e tecnologia, mas sua “pegada” será mais esportiva. Entre os destaques há faróis com desenho exclusivo e entradas de ar bem maiores.

Sob o capô, o Série 2 Coupé terá motores a gasolina, de quatro cilindros e 2 litros, com potências de 150, 177 e 218 cv. Haverá, ainda, uma opção 2.0 turbodiesel de 214 cv.

A transmissão poderá ser manual de seis ou automática de oito velocidades. O sistema de tração integral permanente xDrive, oferecido no X1. também estará disponível para o Série 2, mas como opcional.

O novo modelo da série 2 será baseado no hatch Série 1, com o qual dividirá motores, tecnologia e principalmente interior, mas sua “pegada” será mais esportiva. Entre os destaques do novo veículo, há faróis com desenho exclusivo e entradas de ar maiores.

Publicidade
Publicidade