Publicidade
Cotidiano
Notícias

Boi-bumbá: Arco do bumbódromo começa a ser erguido em Parintins

Estrutura de metal, que terá uma passarela em forma de treliça, suportará os sistemas de som e luzes para o grande Festival Folclórico da região 06/04/2013 às 08:50
Show 1
Operários manipulam estrutura de aço que vai segurar o arco do bumbódromo, uma novidade para o festival deste ano
jonas santos ---

O arco metálico, que ficará a uma altura de 21 metros sobre a arena do Centro Cultural de Parintins, o bumbódromo, começou a ser instalado. Nesta sexta-feira (05), os primeiros pilares começaram a ser levantados, com a ajuda de dois guinchos. A arquitetura do novo bumbódromo, que está sendo construído para comemorar o centenário dos bois Garantido e Caprichoso, no Festival Folclórico, deste ano, levará aproximadamente um mês para ser completamente montada.

O governador do Amazonas, Omar Aziz (PSD), que chega neste sábado (06) de manhã a Parintins ( município a 325 quilômetros de Manaus), a fim de cumprir extensa agenda de trabalho, visitará aobra  para acompanhar o andamento dos trabalhos.

A estrutura do arco, que inclui uma passarela em treliça que contornará toda a arena, foi adquirida pela empresa SH Engenharia e Construções Ltda, em Diadema, São Paulo. A estrutura servirá de suporte para o sistema de som e iluminação das apresentações dos bumbás. “O trabalho no bumbódromo continua adiantado. Estamos no processo de montagem das peças do arco”, afirmou o engenheiro civil da SH, Francisco Neto. Hoje completam 227 dias de trabalho na obra de adequação e ampliação do Centro Cultural. São 335 trabalhadores que executam os serviços.

O cronograma da obra segue dentro do planejamento previsto, com 62% dos trabalhos concluídos. A modernização do bumbódromo aumentará a capacidade de público da arena do Festival Folclórico de 12,5 mil para 16,5 mil lugares. O projeto arquitetônico foi elaborado pelas secretarias estaduais de Cultura (SEC) e de Infraestrutura (Seinfra), com participação das diretorias das duas agremiações folclóricas. O investimento do Governo do Estado é da ordem de R$ 32 milhões.

Francisco Neto disse que o prazo estimado para a conclusão dos serviços é para o dia 18 de junho, mas que a empresa trabalha para entregar bem antes da data prevista. “Estamos trabalhando para entregar tudo até o dia 10 de junho”, completou. É a primeira vez que o governador inspeciona as obras do novo Bumbódromo, desde a emissão da Ordem de Serviço, em agosto de 2012.

Publicidade
Publicidade