Domingo, 25 de Julho de 2021
Iniciativa

Boi Caprichoso realiza oficina inédita de elaboração de projetos culturais

O objetivo é proporcionar aos trabalhadores do bumbá noções de formatação de projetos, incluindo mecanismos de captação de recursos, administração e prestação de contas



caprichoso-960x600-1_ADD36E25-B4FA-4BC6-9B99-BE67E1062639.jpg Foto: Reprodução/Internet
30/04/2021 às 16:54

O Boi Caprichoso, por meio da Estação de Apoio ao Trabalhador, realiza durante os dias 04 e 05 de maio de 2021 (terça-feira e quarta-feira, respectivamente) a Oficina de Elaboração de Projetos Culturais. O objetivo é proporcionar aos artistas noções básicas de formatação de projeto cultural, incluindo as formas de captação de recursos, administração e prestação de contas. A capacitação será ministrada pelo conselheiro de arte, especialista em gestão e políticas culturais, Márcio Braz. 

A iniciativa visa valorizar o talento dos trabalhadores locais da arte e elucidar as etapas para o desenvolvimento de projetos culturais, com fundamentos em fontes diversas, e participação em editais públicos ou privados. De acordo com o presidente do bumbá, Jender Lobato, a diretoria acompanha a situação de muitos artistas e todos eles destacam as dificuldades em encontrar trabalho neste período de pandemia. 



“Além do esforço de manter nossas atividades internas em andamento, nós queremos oferecer aos nossos artistas uma oportunidade de fonte de renda. Com os editais abertos, eles estarão aptos a desenvolverem sua arte e a concorrerem aos auxílios”, enfatiza. 

A oficina será realizada na Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle, a partir da adoção de um rigoroso protocolo de saúde, o qual inclui distanciamento social, uso obrigatório de máscara e espaço amplo aos inscritos. Os encontros serão feitos no turno noturno, dentro do horário permitido pelo Decreto Municipal. 

Das inscrições

Os trabalhadores do bumbá formam o público alvo da capacitação, incluindo artistas, coreógrafos, figurinistas, pintores, assessores e demais setores do boi. As inscrições serão feitas no dia 03 de maio (segunda-feira), em horário comercial, no escritório social do bumbá. Uma ficha de inscrição será disponibilizada aos interessados, que também receberão material de apoio aos estudos. 

A diretora social, Adriana Cruz, enfatiza que o bumbá dispõe de total estrutura para a realização da oficina. “Vamos oferecer a eles todo suporte que temos em mãos, desde a instalação física, ferramentas didáticas e o material de estudo. O Caprichoso realmente abraça cada um de seus artistas”, assegura. 

Sobre o palestrante 

Márcio Braz trabalha no campo artístico e cultural há 21 anos. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas, Ufam, especialista em Gestão e Políticas Culturais pela cátedra UNESCO de Políticas Culturais, em cooperação com a Universidade de Girona e Instituto Itaú Cultural, e Mestre em Ciências Humanas com ênfase em Teoria, História e Crítica da Cultura pela Universidade do Estado do Amazonas. Foi membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Manaus, em dois mandatos, e Diretor de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos – MANAUSCULT. Profissionalmente atua ainda como ator, diretor, iluminador, produtor cultural e pesquisador. É membro do Conselho de Artes do Boi Bumbá Caprichoso. 

Segundo Márcio Braz, a oficina é uma oportunidade de mostrar aos artistas o caminho correto para o enfrentamento à pandemia por meio dos editais. “Com o cancelamento dos calendários culturais, nós temos hoje, em todo Brasil, espaços abertos para propostas artísticas diversas, em todas as linguagens e segmentos. Escrever um projeto conciso, objetivo e fundamentado da forma correta é um grande passo para a aprovação. Além dessa formatação, nós vamos mostrar os mecanismos de acesso para a captação de recursos e orientações quanto a apresentação da proposta”, ressalta.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.