Sábado, 19 de Junho de 2021
Terra Yanomami

Bolsonaro deve visitar São Gabriel da Cachoeira nesta quinta-feira (27)

Indígenas acusam o presidente de promover a visita com uma tentativa de persuadi-los a ceder as terras para o garimpo ilegal. Essa é a segunda visita de Bolsonaro ao Amazonas, em menos de um mês



show_000-8yc46y-1_4272FF3B-A3CE-4378-A534-3226CF97B0D9.jpg Foto: Reprodução/Internet
24/05/2021 às 17:46

A agenda do presidente Jair Bolsonaro planeja mais uma visita ao Amazonas neste primeiro semestre e agora deve passar pelo município de São Gabriel da Cachoeira - distante 852 quilômetros de Manaus, nesta quinta-feira (27). Conforme informação do Palácio do Planalto a comitiva presidencial irá adentrar pela primeira vez, o território Yanomami na comunidade de Maturacá, na fronteira com a Venezuela.

A prefeitura de São Gabriel, administrada por Clóvis Corubão (PT), indicou que ainda não houve comunicado oficial, mas as lideranças indígenas da localidade que deve receber a visita informaram que o aviso foi dado por meio do comando do Exército Brasileiro que atua na comunidade Yanomami Ariabú, que tem como líder o cacique, Julio Goes Yanomami.



A ideia, porém, não agradou todas as lideranças da comunidade. Seis grupos que também integram a reserva emitiram uma nota de repúdio contra a visita presidencial.  De acordo com a Carta de Repúdio assinada por caciques, tuxauas, líderes e gestores das associações: AYRCA (Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes) e AMY (Associação das Mulheres Yanonami kumirayõma) não houve consulta a todos a comunidade.

Eles acusam o presidente de promover a visita com uma tentativa de persuadi-los a ceder as terras para o garimpo ilegal. Durante a live da última quinta-feira (20) o presidente citou a vontade de visitar um garimpo em terra indígena e voltou a afirmar a sua vontade de regulamentar a mineração em territórios demarcados.

“E que o governo deve implementar ações de fiscalização de forma contínua no entorno, limites dos territórios indígenas demarcadas regradas e homologadas, para protegê-lo nós povos indígenas. Governo deve retirar invasores aos nossos territórios em caráter urgência com tentativa de garantir nossa saúde e da Mãe Terra”, dizia um trecho da nota.

Garimpo ilegal

Os indígenas reafirmam no pronunciamento que não veem benefícios da exploração de suas terras para esse fim. Na nota, eles pedem ainda reforço para os Distritos de Saúde Indígena (Dsei), que segundo eles encontra-se sem estruturas básicas para atendimento dos povos localizados na região.

“Na política tradicional Yanomami, só um cacique, só um líder, não deve tomar decisão antecipada sem consentimento coletivo. Nós Yanomami não tomamos decisão de forma precipitada em algo que desrespeita anuência coletiva, tratamos assuntos externo de forma coletiva, yanomami não há único cacique no território yanomami para representar povo em geral no espaço político externo, porém, em cada comunidades tem seu chefe”, reforçaram os líderes.

Em uma agenda frenética para tentar alavancar sua popularidade novamente o presidente tem feito visitas a várias localidades, em muitas delas causando aglomerações. Na última semana, a agenda foi recheada no Nordeste passando pelo Maranhão, onde Bolsonaro foi multado por transgredir as regras sanitárias andando sem máscara junto aos seus apoiadores. Dias antes , eles havia passado também no estado de Alagoas onde provocou o relator da CPI da Pandemia, Renan Calheiros (MDB-AL).

No domingo, o chefe do executivo federal participou de uma ‘motociata’, passeio de moto, pelas ruas da capital do Rio de Janeiro. Novamente sem fazer uso de proteção facial, o comportamento do presidente foi questionado pelos opositores e a conduta deve entrar em pauta na CPI no Senado. Hoje, o presidente viajou até Quito, no Equador, para prestigiar a posse do presidente, Guillermo Lasso. A visita ao Amazonas pode ser uma tentativa de Bolsonaro para amenizar a sua imagem anti-indigenista e conquistar o apoio de indígenas na região.

News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.