Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Bolsonaro na ONU

Bolsonaro fala na Assembleia da ONU com críticas à imprensa e defendendo o tratamento precoce da Covid-19

Bolsonaro é o único dos líderes do G20 (grupo das 19 principais economias do mundo e a União Europeia) presentes a dizer que não tomou a vacina contra a Covid-19



Bolsonaro-Assembleia-Geral-da-ONU-Foto-Johannes-EISELE-AFP_F23516A9-6C67-4F86-9E16-55D52CBD413E.jpg Foto: AFP
21/09/2021 às 11:09

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), abriu os discursos presidenciais da 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A conferência acontece na manhã desta terça-feira (21), em Nova York.

Bolsonaro começou tecendo críticas à imprensa por "não noticiar a realidade do Brasil". Pois segundo, o presidente, desde o início de sua gestão não foi comprovada nenhum escândalo de corrupção.

"Venho aqui mostrar o Brasil diferente daquilo publicado em jornais ou visto em televisões. O Brasil mudou e muito depois que assumimos o governo em janeiro de 2019. Estamos há dois anos e oito meses sem qualquer caso concreto de corrupção. O Brasil tem um presidente que acredita em Deus, respeita a Constituição, valoriza a família e deve lealdade ao seu povo", relata o presidente.

"É uma sólida base se levarmos em conta que estávamos à beira do socialismo. Nossas estatais davam prejuízos de bilhões de dólares no passado, hoje são lucrativas. Nosso banco de desenvolvimento era usado para financiar obras em países comunistas, quem honrava esses compromissos era o povo brasileiro. Tudo isso mudou. Apresento agora um novo Brasil, com sua credibilidade já recuperada diante do mundo", declarou Bolsonaro criticando a gestão do governo anterior.

 

Defesa do tratamento precoce

 

O presidente da República voltou a defender o "tratamento precoce" contra a Covid-19, comprovodamente ineficaz no combate à doença e se posicionou contra o "passaporte da vacina".

"Desde o início da pandemia, apoiamos autonomia do médico na busca do tratamento precoce seguindo a recomendação do Conselho Federal de Medicina. Eu mesmo, fui um desses que fez tratamento inicial. Respeitamos a relação médico-paciente na decisão da medicação a ser utilizada e no seu uso. Não entendemos porque muitos países, juntamente grande parte da mídia, se colocaram contra o tratamento inicial. A história e a ciência saberão responsabilizar a todos", ressaltou o presidente.

Bolsonaro é o único dos líderes do G20 (grupo das 19 principais economias do mundo e a União Europeia) presentes a dizer que não tomou a vacina contra a Covid-19.

Na última segunda (20), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, publicou uma foto em que Bolsonaro e parte de sua comitiva aparecem comendo pizza em uma rua de Nova York. A cidade exige, desde 16 de agosto, que a apresentação de comprovante de vacinação para frequentar lugares fechados como restaurantes, cinemas e etc.

 

Desmatamento da Amazônia

 

O presidente da República também relatou que o desmatamento na Amazônia teve significativa redução e ainda convidou os líderes dos países do G20 para visitar o país para conferirem o resultado.

"Nosso Código Florestal deve servir de exemplo para outros países. O Brasil é um país com dimensões continentais. São 8 milhões e meio de metros quadrados. Somente no bioma amazônico, 84% da sua vegetação está intacta. Os resultados desta importante ação já começaram a aparecer. Na Amazônia tivemos uma redução de 32% do desmatamento no mês de agosto, quando comparado ao mesmo mês em 2020. Os senhores estão convidados a visitar a nossa Amazônia", acrescentou.

*No entanto, segundo o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), houve aumento de 7% no desmatamento da vegetação amazônica, um recorde desde 2012.



News b9c859f0 b845 415e 97aa d9fe4eb65dc1 96581f6b 36a1 4a7c a5d9 8f8c56b0b256
Repórter de A Crítica
Amazonense, nascido e criado em Manaus. Graduado em Jornalismo e mestrando em Antropologia Social, ambos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.