Publicidade
Cotidiano
Grandes proporções

Bombeiros controlam incêndio florestal de grandes proporções em Iranduba

O fogo começou a se propagar na tarde de ontem em uma área verde na comunidade Casa Branca, próxima ao Lago do Janauari, e ontem mesmo, à noite, os trabalhos foram concluídos 02/09/2016 às 09:45
Show 460be550 4e2d 43f6 810b 3961134f69d3
As causas do incidente ainda vão ser investigadas (Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Vinicius Leal

O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar ainda na noite de ontem, quinta-feira (1º), o incêndio florestal de grandes proporções que atingiu uma área verde na comunidade Casa Branca, próxima ao Lago do Janauari, no município de Iranduba, distante a 27 quilômetros de Manaus. Os bombeiros trabalhavam desde a tarde de ontem para apagar as chamas e finalizaram tudo antes da meia noite.

O fogo começou a se propagar por volta das 16h e as causas do incidente ainda vão ser investigadas. “Não foi apagado (completamente) devido a grande área que foi queimada. Porém está controlado porque o acero (técnica de combate ao fogo) confinou o foco numa região onde ele pode queimar até consumir todo o material combustível (madeira) sem causar mais transtornos”, explicou o soldado Denis Ferreira, dos Bombeiros.

De acordo com ele, cerca de 2 quilômetros de extensão de mata foram atingidos pelo fogo. A comunidade local vão monitorar o incidente e, caso seja necessário, vão acionar as equipes de combate da 5ª Companhia Independente de Bombeiros Militares do Cacau Pirêra. “O combate ao incêndio florestal é diferente do feito em incêndios urbanos. Principalmente neste caso, onde o foco é dentro da mata, longe do curso d’água”, completou Fereira.

Na tarde de ontem, enquanto o incêndio ocorria, as chamas se alastravam rapidamente e era possível ver de longe a forte fumaça oriunda daquela região, inclusive de algumas localidades de Manaus, como o bairro Educandos, do lado oposto à comunidade Casa Branca, pelo Rio Negro. O acesso ao local também era possível somente por via fluvial. Ao todo, 35 pessoas trabalham no controle das chamas, entre bombeiros e brigadistas florestais.

Publicidade
Publicidade