Domingo, 09 de Maio de 2021
Boto em risco

Boto Tucuxi do rio Amazonas está em risco de desaparecer, afirmam ambientalistas

Especialistas afirmam que espécie pode desaparecer em 20 anos



Sem_t_tulo_EDED22D9-AC22-4D6F-9936-0CFC698B8E1C.jpg Foto: REUTERS
28/01/2021 às 07:47

Os botos de água doce que vivem no rio Amazonas e seus afluentes foram classificados como ameaçados de extinção devido aos sérios riscos de desaparecerem da região, alertam ambientalistas.

Os botos tucuxi estão entre os animais mais ameaçados do mundo e a mudança de classificação para 'em perigo' pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) no mês passado disparou alarmes sobre a necessidade de lutar por sua conservação.



A informação é de Fernando Trujillo, científico diretor da Fundação Omacha da Colômbia.

Os riscos para os botos incluem acidentes com redes de pesca, contaminação por mercúrio da mineração ilegal de ouro e perda de conectividade do rio devido à construção de usinas hidrelétricas, disse Trujillo.

O tucuxi cinza agora se encontra ao lado do boto rosa, que também habita os rios da região e foi classificado como ameaçado de extinção há dois anos. Todas as espécies de golfinhos de água doce na América do Sul e na Ásia são agora consideradas ameaçadas.

“Passamos meses analisando com vários cientistas e percebemos que o boto cinza compartilha exatamente as mesmas ameaças (que o boto rosa) e a escala dessas ameaças é significativa”, disse Trujillo, um biólogo marinho.

Tucuxi são encontrados no rio Amazonas na Colômbia, Equador, Peru e Brasil. Na Colômbia também vivem nos rios Caquetá, Apaporis e Putumayo, de acordo com a Fundação Omacha.

Trujillo estima que não haja mais de 30.000 botos na bacia do rio Amazonas.

“É um número pequeno devido ao tamanho da Amazônia. Essas espécies estão ameaçadas de extinção e podem passar a ameaçadas de extinção, que é a última fase antes da extinção ”, disse ele. “Muitas espécies da região enfrentam condições semelhantes e, se não agirmos, podem desaparecer em 20 ou 30 anos.”


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.