Quarta-feira, 24 de Abril de 2019
publicidade
CasaConectadaGoogle_150419_LucianaAith-64_54B66A0C-940A-42C6-96CB-3FD2B7BCC17A.jpg
publicidade
publicidade

AUTOMAÇÃO

Brasileiros já podem ter uma casa inteligente com tecnologia do Google

Companhia traz o Google Assistente embarcado em eletrodomésticos e eletroeletrônicos de marcas parceiras com a tecnologia internet das coisas (IoT) 


15/04/2019 às 18:49

Já pensou na possibilidade de conversar com sua casa e fazer tudo por comando de voz, sem trabalho nenhum? Pois o sonho de ter uma casa automatizada está mais próximo do que você imagina. 

O Google lançou nesta segunda-feira (15), em São Paulo, o projeto Casa Conectada que possibilita integrar o software Google Assistente de qualquer smartphone a uma série de produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos embarcados com a tecnologia IoT (internet of things) de marcas que já existem no mercado brasileiro. 

A demonstração foi realizada em uma moderna casa no bairro de Pinheiros, zona Oeste de São Paulo, onde jornalistas, influenciadores e convidados puderam conhecer como funciona a conectividade para diversos tipos de produtos, como o Chromecast, SmartTVs, plugs para tomadas, lâmpadas inteligentes, aspiradores de pó, persianas automáticas, câmeras para vigilância residencial e até automóveis.

Antes para ter uma casa inteligente, o usuário precisava contratar uma empresa de automação residencial e adaptar a estrutura do ambiente para acionar comandos automáticos. Hoje é possível obter a tecnologia de uma maneira mais simples, rápida e barata.

“Ok Google”

Os comandos por voz para acionar os aparelhos sem precisar apertar botões podem ser feitos em português com o auxílio de uma caixa de som inteligente (smart speaker) integrada à internet. É só falar: “Ok, Google” e dar a ordem para o aparelho, desde aquecer o café, subir a persiana, fazer gelo, ligar o forno, acionar o aspirador de pó, ligar ou desligar uma lâmpada, abrir um programa na TV ou acionar uma música.

O que está por trás dessa “mágica” é o Google Assistente que, desde 2017, está disponível em celulares Android e iOS e agora está falando português em aparelhos como caixas de som inteligentes, como a fabricante JBL que lançou dois novos modelos do tipo: a Link 10 e a Link 20. Os modelos vão custar no Brasil a partir de R$ 1,2 mil.

publicidade

O Google já tem sua própria smart speaker, a Home, que ainda não é vendida oficialmente no Brasil. A empresa ainda não tem previsão de trazê-la para o mercado brasileiro, segundo o diretor de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina do Google, Alessandro Germano. Questionado sobre a concorrência com a JBL, Germano disse que a companhia acredita numa plataforma aberta de produtos.

Parcerias

O Google desenvolveu, até agora, parceria com 10 marcas fabricantes globais de eletroeletrônicos e eletrodomésticos que já dispõem de produtos inteligentes no Brasil como D LINK, iRobot, JBL, LG, Philips, Samsung, Sony, TCL, Orvibo e Jeep.

“A missão do Google é criar uma casa pensante que cuida das pessoas dentro dela e do mundo como um todo”, explicou a Head de Marketing e Parcerias do Google Assistente no Brasil, Maia Mau.

Já com o aplicativo Google Home é possível configurar, gerenciar e controlar mais de 10 mil dispositivos conectados em sua casa, em conjunto com o Assistente. Ele está disponível em Android e iOS.

Em todo o mundo, já existem 10 mil produtos de 1,6 mil marcas compatível com a tecnologia do Google Assistente, mas que atendem comandos em inglês.

 


*(A repórter viajou a convite do Google Brasil)

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.