Quarta-feira, 20 de Novembro de 2019
TRÍPLICE FRONTEIRA

Cabo Maciel pede intervenção em Tabatinga devido à guerra de facções

De acordo com o deputado estadual a 'Base do Anzol' deixou de conter entrada de drogas na tríplice fronteira. O pedido foi feito da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas nesta terça-feira (29)



show_cabo_F2623A00-16A8-455B-A58F-9A4199477CEA.jpg Foto: Arquivo AC
29/10/2019 às 12:02

O deputado estadual Cabo Maciel (PL) solicitou uma intervenção de segurança do Governo do Estado ao município de Tabatinga, distante 1.100 quilômetros de Manaus, nesta manhã (29). O motivo é a guerra de facções do narcotráfico intensificado pelas fronteiras internacionais (Colômbia e Peru). O pedido de atenção foi feita da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas.

"Peço ao secretário estadual de Segurança, coronel Louismar Bonates e ao coronel da Polícia Militar do Amazonas, Ayrton Ferreira do Norte, que possam intervir naquele município, visto a guerra que assola a população. A base do Anzol não existe mais para coibir a entrada de entorpecentes", declarou. 



A base de operações citada foi inaugurada em 2015, e tem atuação da Polícia Federal e forças militares para a contenção do tráfico de drogas pelo rio Solimões, principal entrada ao território brasileiro. Em fevereiro do ano passado, a PF informou que ela seria remanejada para um local estratégico. O parlamentar reiterou que o aumento de assassinatos no local disparou recentemente, embora sem citar números estatísticos. 

"As pessoas não trafegam mais nas ruas. O pânico tomou conta. Está insuportável. A vida da população está sendo ceifada", enfatizou.

Base do Anzol

Além do combate ostensivo ao tráfico de drogas, as forças de Segurança instaladas nas Bases Anzol, nos municípios de Tabatinga e Benjamim Constant, atuam contra os crimes ambientais na região da tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

Policiais militares, civis e federais, além de militares das Forças Armadas, têm atuado de forma integrada no combate à pesca irregular em período de defeso, contrabando de peixes ornamentais, além do contrabando de combustíveis. A região é marcada por conflitos armados.

News nicolas marreco 93b3b368 d59c 4897 83f6 80b357382e56
Jornalista
Formado pela Faculdade Boas Novas. Pós-graduando em Assessoria de Comunicação e Imprensa e Mídias Digitais. Com passagens por outros veículos locais, hoje atua nas editorias de política e economia de A Crítica. Valoriza relatos humanizados e contos provocativos do cotidiano.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.