Quinta-feira, 18 de Julho de 2019
HOMENAGEM

Cacique Kambeba formada pela UEA receberá homenagem no Maranhão

Eronilde Fermin é professora de Ensino Fundamental da Escola Lambema Kana Ykwa da comunidade São Tomas, zona rural do município de São Paulo de Olivença, a 1.235 km de Manaus



INDIGENAA.JPG (Foto: Divulgação)
26/09/2017 às 15:24

A indígena da etnia kambeba e egressa do Programa de Pedagogia Intercultural Indígena (Proind) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Eronilde Fermin, será agraciada na "Homenagem Professor Nilton Bueno Fischer de Educação em Direitos Humanos". O evento será realizado no próximo dia 3 de outubro, em São Luís - MA. A iniciativa visa reconhecer a trajetória e atuação de professores (as) de escolas públicas e educadores (as) populares com relevante papel na Educação e Direitos Humanos.

Eronilde é professora de Ensino Fundamental da Escola Lambema Kana Ykwa da comunidade São Tomas, zona rural do município de São Paulo de Olivença, a 1.235 km de Manaus. Para a professora, receber a homenagem será o reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos na comunidade indígena, além de promover a visibilidade do trabalho em prol de uma educação diferenciada para os indígenas.

"Fico muito grata pela homenagem e agradecida em nome do meu povo. Obrigado aos professores da UEA que me ajudaram, principalmente ao professor Leonardo Peixoto, que foi quem me inscreveu para a homenagem", disse Eronilde.

Perfil

Eronildes é cacique Kambeba, formada no curso de Pedagogia Intercultural Indígena da UEA e tem lutado para garantir a preservação da história, da cultura, da terra e do povo Kambeba. Foi coordenadora das escolas e dos professores kambebas, junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo de Olivença no período de 2011 a 2015. Além do trabalho desenvolvido na coordenadoria, é uma referência para os demais indígenas kambebas da região.

Homenageado

A homenagem Professor Nilton Bueno Fischer é uma iniciativa da ANPEd (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) e mesma ocorrerá no dia 04 de outubro às 17h no Centro de Convenções da UFMA, durante a 38a Reunião Nacional da ANPEd que está acontecendo no período de 01 a 05 de outubro em São Luis do Maranhão.

*Com informações da assessoria de comunicação.

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.