Sexta-feira, 19 de Abril de 2019
publicidade
show_amazonas_energia_1_3AF04506-2176-487B-B9C4-DA33A3C80E3E.JPG
publicidade
publicidade

VENDA

Cade analisa possível concentração de mercado com privatização da Eletrobras

A reclamação foi apresentada pela empresa a Gopower & Air, alegando que a aquisição "resulta na verticalização de toda a cadeia de produção de energia"


04/02/2019 às 16:45

O Conselho Administrativo da Defesa Econômica (Cade) analisa possível concentração de mercado com a venda da Eletrobras Distribuição do Amazonas para o consórcio Oliveira Energia/Atem. A empresa já era a principal fornecedora de geradores elétricos para a distribuidora. A reclamação foi apresentada pela empresa concorrente do grupo, a Gopower & Air.

A Gopower & Air também fornece geradores à Eletrobras, mas em menor quantidade. Segundo A Folha de São Paulo, os dados mais recentes mostram que a Oliveira recebeu da Eletrobras R$ 143 milhões pelo aluguel de geradores. O montante representa cerca de 51% do total gasto pela distribuidora em 2017, enquanto o restante foi distribuído entre outras cinco empresas. A Gopower ficou com 6%.

Ainda conforme a Folha, a Gopower disse que a aquisição “resulta na verticalização de toda a cadeia de produção de energia elétrica, desde a aquisição e distribuição do óleo diesel, passando pela (i) locação de grupos geradores; (ii) geração de energia elétrica. (iii) aquisição de combustível; até (iv) a distribuição ao consumidor final”.

O consórcio Oliveira/Atem foi procurado pela Folha, mas não respondeu. A Eletrobras também não encaminhou resposta à Folha.

publicidade
publicidade
Guedes sugere menor resistência de Bolsonaro sobre privatizar Petrobras
Relatório de MP que trata de concessões e dívidas da Eletrobras sai nesta terça (2)
publicidade
publicidade
publicidade
publicidade

publicidade
publicidade

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.