Domingo, 15 de Setembro de 2019
EM BRASÍLIA

'Cadê os recursos do Fundo Amazônia’, indaga José Ricardo na Câmara

O deputado federal (PT) foi à tribuna da casa denunciar o desmatamento no país. Segundo o parlamentar, o governo federal não se preocupa com as consequências



Jose-Ricardo---Divulgacao_00148514_0_C1352CE6-4FD7-4BFF-8C39-19BAF63FBE49.jpg Foto: Arquivo/AC
20/08/2019 às 18:30

Durante uma manifestação política ocorrida na tarde desta terça-feira (20), o deputado federal José Ricardo (PT-AM) foi à tribuna da Câmara dos Deputados denunciar que o desmatamento no país está alarmante e o governo federal não se preocupa com as consequências. “Cadê os recursos do Fundo Amazônia?”, cobrou o parlamentar.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelam que somente no mês de julho deste ano foram desmatados 1.864 km quadrados, principalmente, na floresta amazônica. Está sendo considerada a maior devastação da história em apenas um mês.

“A expansão está alarmante em termos de desmatamento da Amazônia. Em nível de Brasil, vemos fatos novos, como nuvem de fumaça cobrindo a cidade de São Paulo. Na capital do Amazonas não é diferente, muita fumaça por conta do desmatamento e das queimadas. Apesar disso tudo, temos um Governo que não se preocupa com as consequências do desmatamento”, declarou José Ricardo.

Estatísticas preocupantes

O deputado ainda destacou outras estatísticas preocupantes do Inpe, mostrando que, nos últimos 12 meses, houve um crescimento do desmatamento, equivalente a três cidades de São Paulo, principalmente, na região amazônica. Um aumento de 50% este ano, comparado ao ano passado, em especial, em terras indígenas e unidades de conservação. Já os focos de queimadas, cresceram 70% até agosto deste ano, comparado com 2018.

“Em vez de aumentar os investimentos, o Brasil está perdendo recursos de países amigos que sempre contribuíram para o desenvolvimento sustentável e no combate ao desmatamento ilegal. E como consequência da atual política de governo, aumenta a degradação do meio ambiente e a falta de oportunidades à população”, disse José Ricardo.  

A referência é sobre o bloqueio de R$ 289 milhões, por parte da Alemanha e Noruega, ao Fundo Amazônia, após declaração do presidente Bolsonaro, criticando a capacidade desses países de contribuir com o enfrentamento ao desmatamento na região. 

News portal1 9cade99b 2e0a 4d24 a1bb 0c50379289b4
Repórter de A Crítica - Correspondente em Brasília

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.