Publicidade
Cotidiano
Notícias

Calor aumenta gasto de energia no Amazonas

Eletrobras Amazonas Energia espera um aumento de 9% no consumo dos amazonenses, durante o verão 11/02/2014 às 18:14
Show 1
Nos meses de maior calor (setembro e outubro), as temperaturas registradas são da ordem de 32,5 graus, em média
Jornal A critica ---

A Eletrobras Amazonas Energia informou que prevê um aumento de 9% do consumo de energia para o verão deste ano e que o recorde de consumo está nos meses de setembro e outubro. “A empresa está totalmente preparada para enfrentar o verão amazônico, uma vez que já realizou manutenção em equipamentos e vem investindo cada vez mais em melhorias para o fornecimento de energia elétrica”, informou a empresa, por meio de uma nota.

De acordo com o meteorologista do Sipam Ricardo Della Rosa, as temperaturas na região “são elevadas durante o ano todo”. Entre o mês ‘menos quente’ e o de maior calor, a variação média é de três graus centígrados.

“Estamos falando de um valor regional e não de ilhas de calor, que são detectadas em zonas da cidade. Nos meses de maior calor (setembro e outubro), as temperaturas registradas são da ordem de 32,5 graus, em média. Agora, se ocorrem fenômenos climáticos, como ‘El niño’, vamos ter temperaturas altas em meses onde as temperaturas já são elevadas”, frisou Della Rosa.

Medição

O meteorologista lembra que, para trabalhar com climatologia, a estação climatológica é instalada na zona rural ou na periferia da cidade, e que na área urbana as temperaturas são mais elevadas, formando ilhas de calor, devido a outros fatores como o asfalto, prédios e os veículos, que acabam elevando a temperatura do ambiente.

 

Publicidade
Publicidade