Domingo, 13 de Outubro de 2019
Notícias

Câmara de Nova Olinda do Norte (AM) está em pé de guerra

Denúncias mútuas tornam pesado o clima na Casa Legislativa, que já conta até com pedidos de cassação de mandatos



1.jpg Vereadora Guaracy de Jesus, na redação de A CRÍTICA, denunciou presidente e vice-presidente da Câmara de Nova Olinda
27/11/2013 às 07:48

A advogada e vereadora Guaracy de Jesus (PSD), junto com o vereador Carlos André Pacheco (PMDB), pediu na terça-feira (19) por meio de requerimento à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Nova Olinda do Norte (município a 138 quilômetros de Manaus), a renúncia do presidente e do vice-presidente daquela Casa Legislativa, respectivamente os vereadores Carlos Rodrigues da Silva (PTC) e Guilherme Pereira Pena Filho (PSD). O pedido de perda de mandato envolve uma série de desentendimentos entre a vereadora e os outros dois vereadores datados do início do ano.

De acordo com o documento protocolizado na Câmara Municipal, em caráter de urgência, os dois vereadores da oposição acusam o presidente e o vice-presidente da Casa de não terem uma boa conduta parlamentar para liderar o regimento da Casa. “Tenho como provar através de documentos que eles foram acusados e sentenciados por crimes graves. A juíza Sheilla Jordana de Sales, da Vara Única da Comarca de Nova Olinda do Norte, condenou o Carlos Rodrigues da Silva a oito anos de prisão pelo crime de associação ao tráfico. Bem como o Guilherme Pereira Pena Filho, que foi condenado a oito anos e seis meses de reclusão por estupro de vulnerável, uma menor de 14 anos, no ano de 2012”, disse a vereadora. A Câmara tem 13 vereadores.

O pedido de renúncia feito pela vereadora Guaracy de Jesus se deu após uma discussão, que segundo ela ocorreu no início deste ano, com o presidente da Câmara.  A vereadora disse que o colega de parlamento, Carlos da Silva (PTC), ficou irritado com as acusações que ela fez a ele fora do plenário e moveu um processo contra Guaracy por quebra de decoro parlamentar. “Eu como vereadora de oposição sou considerada uma pedra no sapato da quem está no poder. Mas eles não vão conseguir me calar. Já providenciei uma liminar que barra esse pedido de cassação do meu mandato”, disse a vereadora.

Os vereadores Carlos Rodrigues da Silva e o Guilherme Pereira Pena Filho negaram as acusações feitas por Guaracy de Jesus, alegando que estão sofrendo perseguição política.

“Quem conhece a Guaracy, sabe que ela tem fama de doida no município. E uma prova disso é que eu não movi nenhum processo contra ela por quebra de decoro parlamentar”, rebateu o presidente da Câmara Municipal de Nova Olinda do Norte.

O vereador Carlos Rodrigues da Silva também aproveitou para fazer críticas à conduta da vereadora Guaracy de Jesus. Afirmou que a vereadora contraiu dívidas e não pagou.

Vereador contesta acusações

O presidente da Câmara Municipal de Nova Olinda do Norte, vereador Carlos Rodrigues da Silva (PTC), ouvido por A CRÍTICA, contestou as informações da vereadora Guaracy  de Jesus (PSD) que pediu a perda de mandato dele por quebra de decoro. A vereadora é da oposição.

O vereador Carlos da Silva  admitiu que foi acusado por tráfico de drogas e rechaçou a denúncia de associação ao tráfico, como afirmou a vereadora Guaracy de Jesus.

O presidente da Câmara Municipal de Nova Olinda disse que está de consciência tranquila quanto ás denúncias porque a Justiça já o absolveu dessas denúncias. Explicou que a ação judicial partiu de uma acusação falsa feita pelo ex-prefeito do município Adenilson Lima Reis.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Guilherme Pereira Pena Filho (PSD), condenado a oito anos e seis meses de prisão  por estupro de vulnerável, disse que obteve liminar e está recorrendo da condenação. Guilherme Filho disse que é inocente e foi vítima de uma armação que teria sido articulada pelo ex-prefeito Adenilson Reis. A CRÍTICA tentou ouvir o ex-prefeito, mas as chamadas feitas para o telefone nº 814281xx, objetido junto a Associação Amazonense dos Municípios como sendo do ex-prefeito.


Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.