Publicidade
Cotidiano
Sensibilização

Campanha busca arrecadar leite materno ao Banco de Leite Humano do Amazonas

Iniciada ontem, a ação vai até o dia 8 de agosto, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Os potes devem ser de vidro com rosqueado de plástico, como os de café solúvel ou maionese 25/07/2016 às 21:43
Show 925474
O banco de leite humano tem muita necessidade de frascos de vidro (Foto: Euzivaldo Queiroz)
Luana Carvalho Manaus (AM)

Um frasco de vidro de 180 ml tem capacidade de armazenar leite para até 10 bebês prematuros. Por isso, há poucos dias do início da Semana Mundial de Aleitamento Materno, o grupo de humanização do Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz está realizando uma campanha para arrecadar frascos que serão doados ao Banco de Leite Humano do Amazonas, que funciona na Maternidade de Referência Ana Braga, na Zona Leste.

A semana começa oficialmente no dia 1º de agosto, mas a campanha de arrecadação iniciou ontem e vai até o dia 8 do próximo mês. De acordo com a coordenadora do grupo de humanização do Delphina Aziz, Cássia Kellen, o banco de leite humano tem muita necessidade de frascos de vidro, uma vez que os mesmos nem sempre podem ser reutilizados.

“Eles utilizam uma média de 500 potes de vidros mensalmente e mesmo com as doações, às vezes o material fica escasso. Por isso resolvemos fazer essa parceria e tentar ajudar a arrecadar o máximo que pudermos”, informou a coordenadora do grupo de humanização.

Este ano, o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno é “Amamentação como chave para o desenvolvimento sustentável”, com base nos objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado.

O aleitamento materno se relaciona com os 17 objetivos nas áreas de segurança alimentar, nutrição, saúde e bem-estar, produtividade, capacitação e proteção social.

Doações devem feitas em potes

Os potes devem ser de vidro com rosqueado de plástico, como os de café solúvel ou maionese. “Esses potes passarão por todo um processo de esterilização até receber o leite”, explica Cássia Kellen. 

Os potes podem ser entregues diretamente no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, localizado na avenida Torquato Tapajós, bairro Colônia Terra Nova, Zona Norte, ou no escritório do Instituto de Medicina Estudos e Desenvolvimento (Imed), órgão que administra o hospital, localizado na avenida Djalma Batista, sala 37, no Edifício Amazon Flat, na Zona Centro-Sul.

Alimento para desenvolvimento

O leite humano por sua composição de nutrientes é considerado um alimento completo e suficiente para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê durante os primeiros 2 anos de vida. É um alimento de fácil e rápida digestão, completamente assimilado pelo organismo infantil. Além disso, a amamentação favorece o vínculo mãe-filho e facilita o desenvolvimento emocional, cognitivo e do sistema nervoso.

Publicidade
Publicidade