Quarta-feira, 24 de Julho de 2019
H1N1

Campanha contra a Influenza encerra nesta sexta-feira (20) no Amazonas

No Amazonas, apenas 60,86% do público alvo já foi imunizado pelas secretarias de saúde. Três municípios atingiram apenas 10% da meta. Para o diretor-presidente da FVS, o Amazonas vai conseguir atingir seus objetivos dentro da campanha



vacina__o.JPG Grávidas, crianças e população indígena ainda não alcançaram a meta de imunizar 80% do público alvo. (Winnetou Almeida)
18/05/2016 às 20:48

Três municípios do interior do Amazonas  atingiram apenas  10%  do público alvo da campanha de vacinação contra a Influenza, de acordo com o Fundação de Vigilância em Saúde (FVS). No total, a cobertura da vacina chegou a 60,8% em todo o Amazonas, mas as secretarias de saúdes acreditam que até amanhã, no  encerramento da campanha, todas as metas serão alcançadas. 

O diretor-presidente da FVS, Bernardino Alburquerque, explicou que apesar de Barcelos, Lábrea e Maraã terem apresentado baixos índices de imunização, é necessário aguardar até o encerramento da mobilização para que os dados sejam atualizados.

“Os números que temos acesso são os do sistema de informação e os mesmos que tem o Ministério da Saúde. Mas pode ser que esses municípios ainda não tenham atualizado os dados no sistema. Por isso temos que esperar”, afirmou. 

Bernardino Albuquerque destacou que em na análise por grupos de riscos, em todo o Estado, as grávidas, as crianças de seis meses até cinco anos e a população indígena são as menos alcançaram as metas de vacinação. “No caso das grávidas e das crianças, talvez haja uma rejeição ou falta de informação e divulgação mesmo. Já a população indígena, a distância das comunidades é o principal entrave”, explicou. 

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que apenas 67,38% das mulheres grávidas já tomaram vacinaram, enquanto 77,46% das crianças até e cinco anos haviam sido vacinadas até a última segunda-feira, em Manaus. 

O índice mais baixo é o da população indígena que conseguiu vacinar apenas 26%  do público alvo, em todo o Estado, o que representa um universo de pouco mais de 41 mil indígenas imunizados. A meta é vacinar 158,153 índios. 

Para Bernardino Albuquerque a meta de vacinação de 80% em todos os grupos de riscos serão alcançadas até amanhã. Ele reforçou que quem ainda não tomou a dose deve procurar qualquer unidade de saúde. “Não tivemos falta de vacinas e as unidades estão aptas para receber os grupos de risco e não há previsão de prorrogar a campanha”, disse ele.

Para o Amazonas, o Ministério da Saúde disponibilizou 1.037.900 doses da vacina para imunizar 942.947 pessoas. 

Por municípios, os que já bateram a meta da campanha além de Manaus, foram Carauari, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Silves e Uarini. 
 

Receba Novidades

* campo obrigatório

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.