Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020
VACINAÇÃO

Campanha contra poliomielite e multivacinação tem início no Amazonas

Campanha em âmbito nacional visa vacinar crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. Em paralelo, ocorre a campanha de atualização da caderneta de vacinas para adolescentes abaixo de 15 anos



26a28e25-adb0-4b4f-b989-a15b13fc86c0_DB786236-883C-4A3C-92D2-2BFF8D4AC865.jpg Foto: Divulgação
05/10/2020 às 14:23

Inicia, nesta segunda-feira (05/10), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) para crianças menores de cinco anos de idade. Paralelamente, ocorre a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Amazonas.

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta que pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes busquem a vacinação. A instituição orienta, também, que as secretarias municipais de saúde do estado cumpram os protocolos de prevenção à Covid-19, oferecendo rotina de vacinação que respeite as medidas de prevenção ao novo coronavírus.



A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, aponta que a imunização combate a paralisia infantil e demais doenças infecciosas graves, mesmo com a pandemia de Covid-19. “Orientamos que as unidades de saúde tornem disponíveis local para lavagem das mãos ou álcool gel a 70%, disponham distanciamento social de 1,5 metro, limitem o número de familiares que acompanhem a pessoa que será vacinada”, detalhou Rosemary.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI/FVS-AM), Izabel Nascimento, lembra que a vacina continua sendo a única forma de evitar a poliomielite e as demais doenças da multivacinação. “Fazemos esse alerta para a importância dos pais e responsáveis de crianças e adolescentes buscarem as vacinas para que possamos aumentar a cobertura vacinal da população do Amazonas. Essa vacinação está à disposição em todas as unidades de saúde, em todo o estado”, afirmou Izabel, acrescentando que a meta é vacinar 95%.

Vacinação

Conforme o Ministério da Saúde, o público da campanha contra a poliomielite compreende crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até um ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.

Na campanha de multivacinação, o público engloba crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina.

News portal1 841523c7 f273 4620 9850 2a115840b1c3
Jornalismo com credibilidade

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.