Publicidade
Cotidiano
POLÍTICA

Candidatos à presidência da Assembleia se revezam para garantir votos no AM

Até o momento, Josué Neto tem o maior número de votos declarados entre os deputados. Eleição do novo presidente do biênio 2019-2020 acontece no dia 1º de fevereiro 10/01/2019 às 09:23 - Atualizado em 10/01/2019 às 09:30
Show 1547126307312470 7aaf53f8 b45b 4951 9ca5 5fb8ad513aad
Foto: Arquivo/AC
Wal Lima Manaus (AM)

A menos de um mês para a votação que irá escolher o próximo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) para o biênio de 2019-2020, no dia 1º de fevereiro, candidatos se revezam nas articulações para garantir o maior número de votos. Até o momento, a disputa vem se afunilando entre os deputados Belarmino Lins (PP) e Josué Neto (PSD), mas Serafim Corrêa (PSB) também se apresenta como candidato.

Belarmino ou “Belão” como é conhecido popularmente, apesar de ter apoiado o ex-governador Amazonino Mendes (PDT) na disputa eleitoral do ano passado, já sinalizou que fará parte da base de Wilson Lima (PSC), mostrando-se muito bem relacionado com o governador.

Diante disto, ele garante que seu retorno à mesa-diretora da Assembleia é praticamente certo. Ele já atuou no cargo entre os anos de 2005 a 2010. De acordo com a assessoria do deputado, o veterano terá apoio unânime do seu grupo de coordenação, composto por Adjuto Afonso (PDT), Álvaro Campelo (PP), Dermilson Chagas (PP) e Abdala Fraxe (Podemos).

Uma reunião marcada para o dia 15 de janeiro pelo Partido Progressista (PP) ainda irá definir se todos representantes da legenda devem ou não votar em bloco na escolha do próximo presidente do parlamento. A informação foi confirmada pelo presidente da legenda Francisco Garcia.

Entretanto, a deputada Dra. Mayara Pinheiro (vice-prefeita do Município de Coari até o próximo dia 31) mantém a escolha em segredo, dizendo revelar somente quando retornar à Manaus.

Do outro lado, Josué Neto (PSD) afirma ter 15 votos dos 24 deputados da casa. Entre os citados, nomes como de Alessandra Campelo, Cabo Maciel, Fausto Júnior, Felipe Souza, Joana Darc, João Luiz, Roberto Cidade, Therezinha Ruiz e Wilker Barreto.

Entretanto, os deputados Augusto Ferraz, Carlinhos Bessa e Sinésio Campos, que também foram citados, não confirmaram nada à reportagem.

Ferraz apenas diz ter Josué como “uma pessoa que ele tem muito carinho”, esquivando-se quando questionado. Já Carlinhos Bessa, disse que só define o voto no dia 20, enquanto Sinésio afirma estar em fase de articulação.

‘Novato’ para a mesa

Josué também conta com o voto do colega de legenda do presidente da República, Delegado Péricles (PSL), que segundo ele, foi um dos “novatos” escolhidos para compor a mesa ao seu lado, caso conquiste a presidência.

Estratégia

Apesar de se apresentar como candidato à presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, o deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) tem se mantido na reta guarda.

Ainda não se sabe qual a estratégia do parlamentar que é o segundo mais experiente depois de Belarmino Lins, com 71 anos, tendo em seu cartel uma passagem pela Prefeitura de Manaus e 31 anos de vida política, desde 1988, quando elegeu-se vereador pelo PSB.

VOTOS DOS DEPUTADOS ATÉ O MOMENTO 

Declararam voto a Josué Neto: 

Alessandra Campêlo (MDB)

Cabo Maciel (PR)

Delegado Péricles (PSL)

Fausto Júnior (PV)

Felipe Souza (PHS)

Joana D'Arc (PR)

João Luiz (PRB)

Ricardo Nicolau (PSD)

Roberto Cidade (PV)

Therezinha Ruiz (PSDB)

Wilker Barreto (PHS)

Augusto Ferraz (DEM)

Carlinhos Bessa (PV)

 

Declararam voto a Belarmino Lins: 

Abdala Fraxe (Pode)

Adjuto Afonso (PDT)

Álvaro Campelo (PP)

Dermilson Chagas (PP)

Dr. Gomes (PRP)

 

Indecisos ou não responderam: 

Sinésio Campos (PT)

Dra. Mayara (PP)

Saulo Vianna (PPS)

Serafim Corrêa (PSB) - Candidato

Publicidade
Publicidade