Publicidade
Cotidiano
Notícias

Candidatos ao Governo do AM intensificam atividades na reta final da campanha eleitoral

Os dois principais candidatos ao governo estadual, Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros), vão equilibrar as atividades de campanha entre a capital e o interior 29/09/2014 às 09:42
Show 1
Cabos eleitorais de diferentes candidatos disputam cada palmo das calçadas, como na Bola do Produtor na Zona Leste, onde há agitação e tensão entre os militantes
Janaína Andrade ---

A seis dias para a eleição – 5 de outubro – os candidatos ao Governo do Amazonas prometem intensificar o ritmo da campanha eleitoral em busca de novos eleitores. Os dois principais candidatos ao governo estadual, Eduardo Braga (PMDB) e José Melo (Pros), vão equilibrar as atividades de campanha entre a capital e o interior.

Somente em Manaus, existem 1.178.120 milhão de eleitores - segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). O candidato Eduardo Braga declarou que pretende continuar percorrendo todo o Estado, assim como fez nos últimos meses. “Nosso ritmo de trabalho já está bem intenso. Quando não estamos visitando os municípios, estamos fazendo caminhadas pelos bairros de Manaus. Ainda temos um número bastante expressivo de eleitores indecisos, pessoas que, de repente, estão apenas esperando que alguém apresente uma boa proposta, ou mesmo que escute uma boa ideia”, afirmou.

Para Braga o sentimento na reta final da campanha é “do dever cumprido, com a certeza de ter um programa de governo feito a milhares de mãos”. “As mesmas mãos que ajudam a construir o Amazonas todos os dias. Ouvimos as demandas e vimos de perto os problemas dos bairros de Manaus, das comunidades rurais e dos municípios como um todo. Hoje temos uma visão ampla de um Amazonas real, e não aquele que aparece na propaganda do governo, que mostra um Estado fantasioso onde tudo funciona”, opinou.

O candidato a reeleição José Melo (Pros) disse que o sentimento, agora, é de segundo turno e que está trabalhando intensamente para ganhar a eleição ainda no primeiro. “Sem qualquer tipo de arrogância, acho que o segundo turno já existe e trabalho com a possibilidade de ganhar a eleição ainda no primeiro turno”, disse.

Nesta última semana de campanha, Melo vai fazer uma agenda de campanha que mistura ações na capital e no interior. No sábado e domingo, ele visitou seis municípios. Hoje, o governador cumpre agendas de campanha em Manaus e à tarde segue para Rio Preto da Eva. Ao longo da semana, ele terá agendas em Manaus, Manacapuru e Parintins.

“Desde o início da campanha o ritmo de ações, viagens tem sido intenso, e nesta semana não será diferente, pelo contrário. Pretendo continuar com agendas que iniciam ainda na madrugada, com visitas às fábricas para conversar com trabalhadores, e se estendem até o final da noite, com comícios e reuniões comunitárias nos bairros”, adiantou Melo.

Estreante na disputa pelo posto de governador do Estado, o candidato Marcelo Ramos (PSB) contou que irá “intensificar bastante” as panfletagens e caminhadas durante toda semana. “Nós vamos intensificar as ações de rua em Manaus, passaremos a panfletar e fazer caminhadas pela manhã, tarde e noite, e eu vou fazer somente uma viagem para o interior e retorno a capital”, disse Ramos.

O candidato entra na última semana de campanha afirmando que, através do seu desempenho nos debates, a população percebeu que “existe uma chance verdadeira de inaugurar um novo tempo na política do Amazonas, e isso tem contagiado as pessoas”.

“Quando começou a corrida eleitoral eu disse que faria a mais bonita campanha política que o Amazonas já viu, e eu tenho certeza, hoje, antes de encerrá-la, que eu cumpri a minha missão: tivemos uma campanha bonita, mobilizadora, criativa e que mostrou que existe um novo caminho”, avaliou Marcelo.

O também novato na corrida pela chefia do Governo do Amazonas, Chico Preto (PMN), explicou que nesta semana irá continuar cumprindo a agenda já determinada desde o início da campanha. Para o candidato, mesmo em se tratando da última semana de campanha, ainda é possível conquistar votos. “Até o último dia existem pessoas que ainda não terão uma opinião formada, ou até mesmo aqueles que já tem uma opinião formada podem passar a ter uma nova opinião. Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”, parafraseou o candidato.

Debate na TV A Crítica aprovado

Na sexta-feira, a TV A Crítica/Record promoveu o único debate das emissoras de televisão do Amazonas com todos os sete candidatos a governador do Estado. O programa teve duas horas de duração e foi transmitido simultaneamente pela Rádio A Crítica FM (93,1 MHz) e pelo Portal acrítica.com.

Os sete candidatos aprovaram o debate promovido pela TV A Crítica. E afirmaram que o programa ajuda o eleitorado a tomar a sua decisão na eleição do próximo domingo a partir das críticas e projetos apresentados durante o embate.

O último debate entre os candidatos majoritários antes do dia do pleito - 5 de outubro – será realizado amanhã pela TV Amazonas. De acordo com informações preliminares, apenas cinco dos sete candidatos participarão.

Abel e Herbert priorizam a capital amazonense

O candidato ao Governo do Amazonas pelo Psol, Abel Alves, disse que nos últimos dias de campanha continuará fazendo o que fez desde o início da campanha: “apertando as mãos dos eleitores, conversando, trocando ideias, focando na apresentação de propostas por um Amazonas melhor”.

“Continuarei trabalhando, fazendo caminhada, pois o eleitor quer conversar, quer debater, quer dar suas ideias. Vamos continuar nessa direção, fazendo uma campanha limpa e propositiva, como eu sempre fiz”, expôs.

Abel viaja na quarta-feira para o município de Tefé (a 525 de distância de Manaus), sua terra natal, onde permanecerá até o dia do pleito. “Ficarei em Manaus até amanhã onde irei panfletar em pontos estratégicos, ainda a serem determinados, mas o sentimento é de dever cumprido por ter agido com sinceridade e honestidade, sem promessas fantasiosas”, avaliou o candidato.

“Estou certo de que governar o Amazonas não será fácil e vai necessitar de muito trabalho, dedicação, e humildade para dialogar com o povo e no final comemoraremos com 50 neles”, assegurou Alves.

Com um histórico de quatro candidaturas ao governo, três à Prefeitura de Manaus e uma disputando uma cadeira de vereador, Herbert Amazonas (PSTU) disse que nesta semana irá focar nas panfletagens e caminhadas em bairros. “Nós não temos condições de percorrer os municípios do interior, pois o custo é alto, então a gente vai ficar na capital mesmo. Não temos interesse nos comícios, pois nesse eventos fazem presentes apenas os funcionários públicos ou cabos eleitorais, em geral, são pessoas que estão ali por que foram pagas, não há sentido”, julgou.

A reportagem entrou em contato com o candidato do PCB, Luiz Navarro, pelo número 82xxxx03, mas não foi atendida.

Agenda

Eduardo Braga

De acordo com a assessoria de campanha da coligação “Renovação e Experiência”, o candidato participa de campanha pelos municípios do Alto Rio Negro. Em seguida, Braga retorna a capital.

José Melo

10h – Grava propaganda eleitoral;

11h – Visita duas empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM);

15h – Viaja para o município de Rio Preto da Eva. Não há informação de encontros na capital.

Marcelo Ramos

6h30 – Panfletagem

15h – Apresentação do Plano de Governo para associados do Sindicato das Escolas Particulares – Sinep. 16h – Caminhada na Zona Leste – bairro Armando Mendes

Chico Preto

9h – Caminhada

11h- Visita e almoço na LG

16h – Caminhada no bairro Armando Mendes, Zona Norte de Manaus.

20h – Encontro com populares no bairro Armando Mendes

Abel Alves

De acordo com a assessoria do candidato, Alves participa pela manhã da gravação da propaganda eleitoral. Pela tarde, o candidato participa da caminhada e panfletagem. Não foi informado o bairro em será feita a campanha.

Luiz Navarro

O candidato do PCB participa pela manhã, da gravação da propaganda eleitoral. À noite, a partir das18h, Navarro participa de um debate com estudantes na Universidade Federal do Amazonas ( UEA).

Herbert Amazonas

4h30 – Panfletagem na Fábrica Salcomp, Distrito Industrial 2, Zona Sul.

9h – Panfletagem no bairro Nova Vitória, Zona Leste.

À tarde e à noite o candidato estará no comitê de campanha.

Publicidade
Publicidade