Domingo, 23 de Janeiro de 2022
Prefeitura de Coari

Candidatos têm até dia 5 para formalizar candidatura à prefeitura de Coari

As convenções partidárias ocorreram nesse fim de semana e os candidatos anunciaram seus vice-prefeitos



85f9275e-02cc-43da-859e-98a60deae1fa_F28DABFB-B13C-4896-B7D5-8AFF19337D9F.jpg Convenção realizada no último final de semana no município. Foto: Divulgação
01/11/2021 às 11:35

As três chapas que devem concorrer às eleições suplementares em Coari, a 375 quilômetros de Manaus, já organizam a documentação para protocolar, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), as candidaturas para pleito que ocorre no próximo dia 5 de dezembro. As convenções partidárias ocorreram neste fim de semana e três candidatos devem concorrer.

 

Keitton Pinheiro (MDB) disputará ao lado o vereador Edilson Lima (Republicanos), que ficou e, décimo lugar nas eleições de 2020, com 866 votos. Os documentos da chapa já foram protocolados junto à Justiça Eleitoral.

Já Robson Tiradentes (PSC), segundo a assessoria ainda aguarda o fim do feriado para que sejam emitidos alguns papeis necessários para dar início ao registro de candidatura dele, o que deve ocorrer até quarta-feira (3). O radialista surpreendeu ao anunciar o, agora, ex-comandante da Polícia Militar no Amazonas , Ayrton Norte, como seu vice.

 

Por fim, o terceiro candidato a concorrer à prefeitura, Zé Henrique (PL), tem como vice o terceiro colocado nas disputa de 2020, Orlando Nascimento (Avante). Zé indicou que até a próxima semana deverá finalizar o seu processo de candidatura que já está em andamento.

 

O calendário eleitoral suplementar define que os registros sejam feitos até sexta-feira (05), às 19h. A partir dessa data fica proibido os candidatos participarem de inauguração de obras pública e a realização de qualquer inauguração e shows pagos com dinheiro público.

 

A partir de 6 de novembro, a propaganda eleitoral é liberada, mas não haverá propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão.  Nesse dia, os candidatos poderão realizar comícios e utilizar aparelhagem de sonorização fixa, alto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes dos partidos ou em veículos.

 

Propaganda eleitoral na internet é liberada no mesmo dia, mas vedada qualquer tipo de propaganda paga.

 

Prazos são reduzidos

 

Ayrton Norte teve a sua exoneração do cargo publicada na edição do dia 27 de outubro do Diário Oficial do Estado. No entanto, apesar do pouco espaço de tempo entre o afastamento do cargo e o anuncio da candidatura ele não deve sofrer penalidades, como ocorre em outros pleitos. 

 

“Por se tratar de uma eleição suplementar os prazos de algumas inelegibilidades que não são constitucionais, que é o caso, eles são reduzidos”, explica a advogada e especialista em Direito Eleitoral, Maria Benigno. 

A resolução que disciplina as eleições suplementares em Coari, define que um servidor público tem até 24 horas para se descompatibilizar do cargo caso seja escolhido pelo partido na convenção



News giovanna 9abef9e4 902c 428b a7c8 c97314664fb7
Repórter
Repórter de A CRÍTICA. Sempre em busca de novos aprendizados que somente uma boa história pode trazer.

Mais de Acritica.com

Sobre Portal A Crítica

No Portal A Crítica, você encontra as últimas notícias do Amazonas, colunistas exclusivos, esportes, entretenimento, interior, economia, política, cultura e mais.